Os passos para a construção de sentido pela criança e seu interlocutor no cenário enunciativo.

Autores

  • Suzana Rosa de Almeida Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Juliana Perez Kiihl Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1573

Palavras-chave:

Teoria das Operações Enunciativas, processo de construção de sentido, aquisição de linguagem

Resumo

A construção de sentido da palavra não se esgota em uma referência fixa e unissignificativa (LURIA, 1986). A Teoria das Operações Enunciativas comunga essa ideia, acreditando não existir sentidos prévios à materialidade verbal (CULIOLI, 1990; DE VOGUÉ; FRANCKEL; PAILLARD, 2011). O objetivo principal deste artigo é analisar os recursos linguísticos e contextuais utilizados pela criança para estabilizar o sentido de uma palavra. Como corpus, analisaremos o cenário enunciativo de duas crianças, dados pertencentes ao Banco de dados NALíngua (CNPq/UNESP-FCLAr), coordenado por Del Ré. A análise centra-se nas interações lúdicas envolvendo questionamentos, de um lado, da criança em busca da construção de um sentido e, de outro, de seu interlocutor sobre o que ela traz como sentido. Como resultado, mostramos a existência de um jogo contextual, no qual a criança constrói um sentido relacional de palavras, e sinaliza seus primeiros passos criativos no movimento de ajustamento linguístico.

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Referências

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Publicado

21-11-2017

Como Citar

Almeida, S. R. de, & Kiihl, J. P. (2017). Os passos para a construção de sentido pela criança e seu interlocutor no cenário enunciativo. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(2), 457–468. https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1573

Edição

Seção

Aquisição de Linguagem: L1