Por uma identidade enunciativa do lugar de adjunto adverbial

Autores

  • Priscila Brasil Gonçalves Lacerda Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Palavras-chave:

lugar sintático, adjunto adverbial, enunciação

Resumo

Neste artigo, temos por objetivo delimitar a identidade enunciativa do lugar de adjunto adverbial dentro de uma abordagem de uma sintaxe de bases enunciativas, a qual se fundamenta no entendimento de que os fatos sintáticos da língua constituem-se na interface entre enunciação e materialidade linguística. Propomos que a sentença é atravessada por dois eixos enunciativos, que chamamos de eixo enunciativo propriamente dito e eixo de incidência do locutor. Na configuração do lugar adjunto adverbial, parece atuar de forma proeminente o segundo eixo enunciativo em relação com o domínio temático-referencial da sentença. Considerando essa configuração, estabelecemos um contínuo, em que se colocam de um lado as formações adverbiais de proeminência enunciativa, com incidência marcada do locutor, em uma zona intermediária, as formações adverbiais que parecem híbridas e, em outro extremo, as formações adverbiais com proeminência no domínio temático-referencial da sentença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENVENISTE, Émile. O aparelho formal da enunciação. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. 2. ed. Campinas: Pontes, 2006. p. 81-90.

DIAS, Luiz Francisco. Enunciação e regularidade sintática. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 1, n. 51, p. 7-30, 2009.

DIK, Simon et al. The hierarchical structure of the clause and the typology of adverbial satellites. In: NUYTS, J.; BOLKESTEIN, A. M.; VET, C. (Ed.). Layers and levels of representation in language theory: a functional view. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1990.

FLORES, Waldir do Nascimento. A enunciação e os níveis de análise linguística. In: Anais do SITED. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2010, p. 396-402.

GUIMARÃES, Eduardo. A enumeração: funcionamento enunciativo e sentido. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 1, n. 51, p. 49-68, 2009.

GUIMARÃES, Eduardo. Semântica e pragmática. In: GUIMARÃES, E.; ZOPPI-FONTANA, M. (Org.) Introdução às ciências da linguagem: a palavra e a frase. Campinas: Pontes, 2005. p. 113-146.

MILNER, Jean-Claude. Introduction à une science du langage. Paris: Éditions du Seuil, 1989. p. 357-408.

PERINI, Mário A. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

Downloads

Publicado

21-04-2015

Como Citar

Brasil Gonçalves Lacerda, P. (2015). Por uma identidade enunciativa do lugar de adjunto adverbial. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(01), 451–464. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/451

Edição

Seção

Semântica