A Marcha das Vadias nas redes sociais: um discurso da militância?

Autores

  • Dantielli Assumpção Garcia Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Marcha das Vadias, sujeito-mulher, feminismo, redes sociais, militância

Resumo

Este trabalho objetiva, a partir da perspectiva teórica da análise de discurso de linha francesa, analisar algumas campanhas publicitárias produzidas pelas Marchas das Vadias e divulgadas na rede social Facebook. Almejamos perceber como um dizer sobre a mulher e sobre o movimento feminista ganha sentido no espaço tecnológico, fazendo falar efeitos de desautorização de certos sentidos e emergência de outros. Além disso, pretendemos refletir sobre o modo como é materializado discursivamente o que alguns autores denominam como cibermilitância, ou seja, os espaços digitais que norteiam reivindicações, protestos furando os discursos legitimados como dominantes. Assim, analisaremos como um dizer sobre a mulher é formulado e circula na sociedade contemporânea e na rede, buscando romper com dizeres já estabilizados na memória da sociedade sobre o que é e não é ser mulher.

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Publicado

14-06-2015

Como Citar

Assumpção Garcia, D., & Abrahão e Sousa, L. M. (2015). A Marcha das Vadias nas redes sociais: um discurso da militância?. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(3), 1041–1055. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/504

Edição

Seção

Análise do Discurso