O emprego de pronomes pessoais no ensino de português do Brasil para estrangeiros

Autores

  • Neide Tomiko Takahashi

Palavras-chave:

Instrumentos linguísticos, hiperlíngua, português do Brasil, pronomes pessoais, livros didáticos de português para estrangeiros.

Resumo

A partir do processo de gramatização (Auroux, 1992) do português do Brasil para falantes de outras línguas, é possível analisar, sob o ponto de vista histórico-cultural, as representações inseridas no emprego do sistema pronominal brasileiro em seu instrumento linguístico mais difundido: o livro didático. De início, o objetivo deste artigo é mostrar qual o tratamento dado aos pronomes pessoais utilizados no Brasil em três manuais didáticos de português para estrangeiros e até que ponto eles registram o funcionamento de uma realidade linguística (hiperlíngua) mais próxima do uso de seus falantes. O trabalho tem a finalidade de verificar como os elementos conservadores e inovadores da norma linguística brasileira estão presentes na proposta de se empregar uma descrição comunicativa desses pronomes seja em situações formais ou informais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

Takahashi, N. T. (2016). O emprego de pronomes pessoais no ensino de português do Brasil para estrangeiros. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 771–782. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/965

Edição

Seção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas