https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/issue/feed Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 2024-04-19T17:53:44-03:00 att. Profº. Drº. Alexander Yao Cobbinah & Profª. Drª. Márcia Santos Duarte de Oliveira gelestudoslinguisticos@gmail.com Open Journal Systems <p>A <strong>Estudos Linguísticos</strong> <strong>(São Paulo. 1978)</strong> publica, desde sua criação, artigos que tenham sido apresentados durante os Seminários do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo por professores e pesquisadores, incluindo alunos de pós-graduação. A partir de 2020 a revista também aceita o trabalhos de associados do GEL, desde que com anuidade em dia.</p> <p>É um periódico eletrônico e anual, composto por três volumes. São aceitas submissões de artigos em diversas áreas dos estudos da linguagem, das subáreas da Linguística, Linguística Aplicada e Letras.</p> <p>A chamada para submissão de artigos é divulgada em período posterior ao Seminário do GEL e é necessário comprovar a participação no seminário para que a submissão seja aceita. O período para submissões de artigos é limitado a um intervalo de tempo determinado pelo editor da revista.</p> <p><strong>ISSN:</strong> 1413-0939</p> <p><span style="color: rgba(0, 0, 0, 0.87); font-family: 'Noto Sans', -apple-system, BlinkMacSystemFont, 'Segoe UI', Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, 'Helvetica Neue', sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #ffffff; text-decoration-thickness: initial; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; display: inline !important; float: none;">A</span><span style="color: rgba(0, 0, 0, 0.87); font-family: 'Noto Sans', -apple-system, BlinkMacSystemFont, 'Segoe UI', Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, 'Helvetica Neue', sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #ffffff; text-decoration-thickness: initial; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; display: inline !important; float: none;"><strong> Estudos Linguísticos</strong> <strong>(São Paulo. 1978)</strong> é classificada como <strong>A2</strong> no estrato </span><strong style="box-sizing: border-box; font-weight: bolder; color: rgba(0, 0, 0, 0.87); font-family: 'Noto Sans', -apple-system, BlinkMacSystemFont, 'Segoe UI', Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, 'Helvetica Neue', sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #ffffff; text-decoration-thickness: initial; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial;">Qualis-Capes</strong> <span style="color: rgba(0, 0, 0, 0.87); font-family: 'Noto Sans', -apple-system, BlinkMacSystemFont, 'Segoe UI', Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, 'Helvetica Neue', sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #ffffff; text-decoration-thickness: initial; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; display: inline !important; float: none;">(triênio 2017/2020) e </span>tem seus metadados indexados nos seguintes bancos de dados nacionais e internacionais: <a title="http://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pmetabusca&amp;mn=88&amp;smn=88&amp;type=p&amp;sfx=buscaRapida" href="http://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pmetabusca&amp;mn=88&amp;smn=88&amp;type=p&amp;sfx=buscaRapida" target="_blank" rel="noopener">Portal de Periódicos da CAPES</a> | <a title="https://doaj.org/toc/1413-0939" href="https://doaj.org/toc/1413-0939" target="_blank" rel="noopener">DOAJ</a> | <a title="http://www.latindex.unam.mx/latindex/ficha?folio=8738" href="http://www.latindex.unam.mx/latindex/ficha?folio=8738" target="_blank" rel="noopener">Latindex</a> | <a title="http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre" href="http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre" target="_blank" rel="noopener">Livre</a> | <a title="https://search.crossref.org/" href="https://search.crossref.org/" target="_blank" rel="noopener">Crossref</a> | <a title="https://www.doi.org/" href="https://www.doi.org/" target="_blank" rel="noopener">DOI Foundation</a> | <a title="http://seer.ibict.br/index.php?option=com_mtree&amp;Itemid=109" href="http://seer.ibict.br/index.php?option=com_mtree&amp;Itemid=109" target="_blank" rel="noopener">Ibict-SEER</a> | <a title="http://miar.ub.edu/issn/1413-0939" href="http://miar.ub.edu/issn/1413-0939" target="_blank" rel="noopener">MIAR</a></p> <p> </p> <p><strong>Acesso Rápido:</strong></p> <p>Para <strong>Cadastro na Revista</strong> <a title="https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/user/register" href="https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/user/register">[clique aqui]</a></p> <p>Para <strong>Submissão de Trabalhos</strong> <a title="https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/about/submissions" href="https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/about/submissions">[clique aqui]</a></p> <p>Para conhecer o<strong> Corpo Editorial</strong> <a title="https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/about/editorialTeam" href="https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/about/editorialTeam">[clique aqui]</a></p> <p>Para buscar os <strong><span style="color: red;">Trabalhos Publicados entre 1978 e 2000</span></strong> <a title="http://www.gel.hospedagemdesites.ws/anais/" href="http://www.gel.hospedagemdesites.ws/anais/" target="_blank" rel="noopener">[clique aqui]</a></p> <p>Para acesso aos <strong><span style="color: red;">Números Publicados entre 2001 e 2010</span></strong> <a title="http://www.gel.hospedagemdesites.ws/estudos-linguisticos/edicoes.php" href="http://www.gel.hospedagemdesites.ws/estudos-linguisticos/edicoes.php" target="_blank" rel="noopener">[clique aqui]</a></p> <p>Para acesso aos <strong><span style="color: red;">Números Publicados entre 2011 ao atual</span></strong> <a title="https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/issue/archive" href="https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/issue/archive" target="_self">[clique aqui]</a></p> https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3722 Sumário 2024-04-10T15:42:17-03:00 Comissão Editorial gelestudoslinguisticos@gmail.com 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3500 Inventário de candidatos a homônimos verbais destinados aos DMHE: princípios teóricos e metodológicos 2023-11-23T18:50:20-03:00 Bruna Aparecida Oliva Ferreira dos Anjos brunaapadosanjos@gmail.com Renato Rodrigues-Pereira renato.r.pereira@ufms.br <p>Neste artigo, apresentamos alguns dos princípios teóricos que têm alicerçado o inventário de candidatos a homônimos verbais destinados ao <em>DMHE – Diccionario monolingüe de formas homónimas en español para aprendices brasileños</em>, assim como os procedimentos metodológicos que temos adotado. Para tanto, temos nos orientado por princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia e uma de suas vertentes, a Lexicografia Pedagógica, em especial nas contribuições de Biderman (1984, 1991, 2001), Haencsh (1982), Hartmann (2001), Porto Dapena (2002), Molina García (2006); e pela Semântica, a partir de Ullmann (1964), Biderman (2001), Soares da Silva (2006), Pereira (2018) e Rodrigues-Pereira e Nadin (2020), entre outros. O resultado das escolhas teóricas e dos procedimentos metodológicos adotados tem proporcionado à equipe do DMHE uma importante nomenclatura que está sendo revisada para a organização da macroestrutura do referido dicionário.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3696 As partículas na sintaxe funcional latina: exploração à luz dos textos jurídicos republicanos 2023-10-30T10:19:47-03:00 Eduardo Henrik Aubert eduardo.aubert@usp.br <p style="margin-top: 0.21cm; margin-bottom: 0cm; line-height: 100%;" align="justify">Este texto apresenta uma introdução às partículas latinas sob a perspectiva da sintaxe funcional, dialogando com a matriz do funcionalismo holandês e seus desdobramentos no tratamento da sintaxe latina. Principia-se por expor a discussão sobre a estrutura hierárquica da frase e se avança então a uma abordagem da categoria das partículas. Propõe-se uma conceitualização das partículas adequada ao marco teórico apresentado e, com supedâneo na bibliografia já existente, faz-se uma breve apresentação do funcionamento das principais partículas latinas. Por fim, examinam-se algumas categorias de textos jurídicos republicanos e se indaga sobre as motivações para a distribuição desigual das partículas nesse <em>corpus</em>.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3688 Historiando a Língua Portuguesa no Novo Mundo 2023-10-05T11:12:37-03:00 Ataliba Teixeira de Castilho atalibacastilho37@gmail.com <p class="western" style="margin-left: 0cm; text-indent: 0cm; margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" align="justify">Este trabalho trata do Projeto para a História do Português Brasileiro, mencionando suas equipes regionais, produção científica do grupo e cooperação europeia recebida.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3498 O apagamento do -R em final de infinitivos verbais em textos escolares do 6º ano do Ensino Fundamental II 2023-08-15T16:54:34-03:00 Sabrina Evelyn Cruz Oliveira sabrinaaevelyn@gmail.com Natália Cristine Prado natalia.prado@unir.br <p>Este estudo tem como objetivo investigar o apagamento do -R em final de infinitivos verbais presentes em textos de alunos do Ensino Fundamental II, tecendo reflexões a partir dos dados gerados, observando os possíveis fatores linguísticos condicionantes do fenômeno, tais como os contextos fonológicos precedentes e seguintes e a extensão do vocábulo. Para o <em>corpus</em> desta pesquisa, foram coletadas, quantificadas e analisadas 82 redações de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II de duas instituições de ensino de Porto Velho – RO. Constatamos que, dos 545 infinitivos verbais escritos, houve 112 ocorrências de apagamento do rótico em posição de coda final, o que corresponde a 20,55% do total, a partir das quais se constata que a posição de coda final e o contexto fonológico podem influenciar o (não) apagamento do rótico, que se mostra mais frequente em verbos de 1ª conjugação e seguidos de consoante.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3478 Articulação textual e interação: o papel da sequencialidade no estudo das relações textuais 2023-05-16T15:52:18-03:00 Gustavo Ximenes Cunha ximenescunha@yahoo.com.br <p>Neste trabalho, buscamos evidências de que a sequencialidade é uma dimensão que deve ser considerada no estudo das relações textuais. Por meio das análises de interações ocorridas em dois contextos institucionais distintos (entrevista televisiva e aula) e com base em contribuições teóricas e metodológicas da fala-em-interação, constatou-se que a sequencialidade e a projeção atuam de duas formas. No nível do par adjacente, a elaboração de um turno impacta a elaboração do turno seguinte e, consequentemente, as relações que aí se estabelecem. Já no âmbito de cada turno, o locutor, ao usar um recurso linguístico, como um conector adversativo, concessivo, reformulativo ou outro, projeta as ações que pretende realizar para alcançar a completude de seu turno. Dessa forma, a sequencialidade é uma dimensão diretamente relacionada ao estabelecimento das relações textuais, que, nesse quadro teórico e analítico, surgem como reveladoras da natureza reflexiva e praxiológica (acional) da linguagem.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3652 Aspectos históricos da mudança prosódica na língua portuguesa 2023-09-24T06:44:24-03:00 Waldemar Ferreira Netto wafnetto@usp.br <h2>Este ensaio estabelece a hipótese de que a mudança rítmica consolidou a língua portuguesa na Antiguidade Tardia, tornando a prosódia seu epicentro. Duração vocálica e consonantal que eram tratadas no âmbito fonológico tornaram-se fatos prosódicos, provocando mudança tipológica. A formação silábica estabeleceu novos limites: ataque da sílaba posterior se tornou Coda da anterior. A restrição de Coda consonantal acompanhou essa mudança. A simultaneidade desses processos vem ao encontro do modelo de pontuação de Robert Dixon. Os falantes do latim como língua estrangeira teriam como padrão prosódico uma formação silábica que priorizaria Coda e ritmo trocaico, e restrição de Coda consonantal, com solução por epêntese vocálica e síncope consonantal.</h2> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3504 A relação entre Voice e os particípios nas passivas: categorias mistas como recursos de reparo 2023-10-30T18:27:45-03:00 Lydsson Agostinho Gonçalves lydsson.goncalves@gmail.com Paula Roberta Gabbai Armelin armelin.paula@ufjf.br <p>Este trabalho investiga a voz passiva analítica, formada por um verbo finito e um particípio, numa perspectiva translinguística. O objetivo é derivá-la preservando uma relação com a passiva sintética, marcada por um clítico ou afixo. O trabalho se desenvolve sob o modelo da Morfologia Distribuída (Halle; Marantz, 1993). Parte-se de Gonçalves e Armelin (2021a, 2021b), que argumentaram que passivas sintéticas são formadas via a inclusão de um argumento <em>default</em> quando a estrutura possui o núcleo <em>Voice</em>, mas não possui argumento externo. Expandindo a análise para as analíticas, propomos que empregam outra estratégia para o mesmo contexto: a interrupção da projeção estendida do verbo, via <em>merge</em> de uma projeção mista (Panagiotidis, 2015), que se realiza como o particípio. A estrutura se torna nominal e, por isso, o argumento externo deixa de ser necessário. Uma nova projeção verbal se realiza como o auxiliar.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3482 Ethos no YouTube: uma análise de discursos em torno da vida saudável 2023-05-09T17:44:46-03:00 Raquel Duarte Hadler quelhadler@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do ethos de discursos sobre a vida saudável que circulam no YouTube. O corpus proposto para análise é composto por três <em>youtubers</em> brasileiros que debatem abordagens distintas entre si sobre a vida saudável em voga no Brasil e no mundo, o que será analisado a partir do suporte teórico e metodológico da Análise do Discurso de linha francesa. Deste modo, será apresentado o conceito de ethos em uma perspectiva discursiva, o que envolve a inscrição histórica dos discursos analisados para, na sequência, desenvolver uma análise da construção do ethos pelos três <em>youtubers</em> escolhidos e algumas considerações sobre o que esta análise pode revelar diante da opacidade da língua. Foi possível observar a proliferação de “mundos éticos” cada vez mais particulares e respectivas adesões a partir do processo de incorporação do ethos como forma de atribuir sentido à própria vida.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3475 O papel da construção de contexto na persuasão: um enfoque sistêmico-funcional 2023-10-17T21:51:07-03:00 Sumiko Nishitani Ikeda sumiko@uol.com.br Adriana Baldas Kutz Bertelli adribaldas@gmail.com <p>Um texto é tanto o produto quanto o gerador de contexto social. Muitos dos contextos sociais nos quais o ser humano passa o tempo são feitos unicamente pela língua. O presente estudo apresenta um exame crítico da persuasão decorrente dessa relação entre língua e contexto, em um artigo de opinião. Central para esta pesquisa é a implicação de que a língua é um “modo de ação” e não simplesmente uma “confirmação do pensamento”. A notícia é, assim, uma mercadoria simbólica na atividade de provedor de formas de consciência. O discurso da mídia é testemunho da crença de que notícias e outras formas desse discurso têm consequências. Esta pesquisa tem o apoio da proposta teórico-metodológica da Linguística Sistêmico-Funcional por meio da vertente da avaliatividade. O exame mostra que a construção adequada de contexto, com o apoio das noções de ironia e de <em>frame</em>, tem ação persuasiva, funcionando como um provedor de consciência.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3494 Sobre amores e dores: análise de narrativas de mulheres vitimadas por relacionamentos violentos e destrutivos 2023-08-15T17:05:30-03:00 Fábio Fernando Lima fabiofernandolima@uol.com.br <p>Partindo do quadro teórico oferecido pela Análise da Narrativa, este trabalho analisa narrativas de histórias de vida de mulheres pobres que vivenciaram relacionamentos conjugais violentos, descrevendo as maneiras pelas quais essas mulheres operam discursivamente com determinados aspectos normativos estabelecidos socialmente, atrelados aos atravessamentos de “gênero”, “raça” e “classe social”, bem como as maneiras pelas quais tais atravessamentos se articulam com elementos e sistemas sociais contemporâneos. Nesse caminho, sobretudo nas “avaliações” das narrativas analisadas, foi possível observar como as narradoras sustentaram ou, no mais das vezes operaram fissuras significativas sobre as normas de “gênero” e “classe social” vigentes - neste último caso, através da performação de novos aspectos morais direcionados para novas formas de habitar mundos saudáveis, sem sofrimento nem violência. </p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3689 O subjuntivo na língua latina: uma forma, muitas funções 2023-10-17T22:25:15-03:00 Alex Mazzanti Jr. alexmazzantijr@gmail.com <p style="margin-top: 0.21cm; margin-bottom: 0cm; line-height: 100%;">O objetivo deste artigo é discutir as muitas funções do subjuntivo latino e como a bibliografia tem descrito tal diversidade. Para tal, a origem protoindo-europeia do subjuntivo latino é apresentada, já que essa é a base para as descrições das gramáticas tradicionais, as quais são brevemente revisitadas e, em seguida, comparadas com a abordagem funcionalista da recente sintaxe de Pinkster (2015, 2021), usando orações completivas como um estudo de caso. Após breve apresentação do conceito de modalidade, é feita uma sinopse dos principais usos do subjuntivo em latim, em orações principais e subordinadas, conforme estão no livro de Pinkster em sua abordagem sincrônica. Por fim, subjuntivos complementando verbos de temor são tomados como um novo estudo de caso, mostrando que descrições exclusivamente sincrônicas podem ser incompletas e que há casos em que somente a inter-relação entre sincronia e diacronia é capaz de oferecer uma descrição explicativa satisfatória.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3474 Um estudo da expressão da evidencialidade por meio do verbo notar no espanhol 2023-06-01T22:50:09-03:00 Pablo Jardel Oliveira do Rosário pablo.jardel@unesp.br Carolina da Costa Pedro costa.pedro@unesp.br <p>Neste trabalho, propomos um estudo da expressão lexical da evidencialidade na língua espanhola por meio do verbo notar quando toma orações completivas, buscando explorar a polissemia expressa por esse verbo no campo evidencial e o reflexo que seus diferentes significados têm na combinatória temporal entre a oração matriz e a encaixada. A perspectiva teórica assumida é da Gramática Discursivo-Funcional, de Hengeveld e Mackenzie (2008), que contempla quatro níveis de representação das expressões linguísticas: Interpessoal, Representacional, Morfossintático e Fonológico. O <em>corpus</em> utilizado é o <em>Corpus del Español del Siglo</em> XXI, base de dados da <em>Real Academia Española</em>. A análise nos mostra que, no espanhol, o verbo <em>notar</em> é prototipicamente meio de expressão dos subtipos evidenciais de Percepção de Evento e Dedução. </p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3491 (N)a busca da palavra ortográfica: flutuações na segmentação de palavra em textos dos anos iniciais do EF 2023-06-01T22:35:26-03:00 Giovanna Jully Alves dos Santos alvess.giovanna@gmail.com Luciani Ester Tenani luciani.tenani@unesp.br <p>Este artigo trata de flutuações na segmentação de palavras, como “que ria” &gt; “queria”, em textos de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram produzidos em contexto escolar, cujas atividades abordaram critérios de identificação de fronteiras de palavra. Investigamos, a partir de análises quanti e qualitativas, como flutuaram as hipóteses de representação de palavra que emergiram do imaginário infantil antes e depois das atividades sobre segmentação de palavra. Os resultados obtidos demonstram haver tendência de registros convencionais de fronteira de palavra após as atividades desenvolvidas acerca dos critérios de segmentação de palavras, bem como alta recorrência de grafias que envolvem a atuação de constituintes mais baixos da hierarquia prosódica. A partir de tais resultados, argumentamos que as flutuações, por um lado, possibilitam observar aspectos de enunciados falados e escritos mobilizados durante a aquisição da noção (instável) de palavra e, por outro, contribuem para a reflexão sobre possibilidades de ensino de ortografia.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3502 Por que não li antes? Da vergonha ao orgulho de ler em postagens de jovens leitores na rede SKOOB 2023-10-05T15:15:20-03:00 Andrei Cezar da Silva andrei.cezar29@gmail.com Luzmara Curcino luzcf@hotmail.com <p>Partindo do pressuposto de que a<em> ordem dos discursos</em> não apenas define o “que” e o “como” se deve/se pode enunciar, mas também as emoções que convêm ao que se enuncia sobre uma dada prática, neste artigo analisamos discursos sobre a leitura compartilhados por jovens internautas inscritos na maior rede social digital de leitores no Brasil, a rede SKOOB. Descrevemos enunciados em que, direta ou indiretamente, são materializadas certas emoções relacionadas à condição leitora, em especial aquelas da ‘vergonha’ ou do ‘orgulho’, manifestas pela reiteração de um dos discursos bastante recorrente em relação a essa prática: o da adequação ou não ao tempo ideal previsto para a leitura de certos títulos e autores, sob a forma ora de retratação do atraso ora de ostentação da precocidade na leitura. Para tanto, apoiamo-nos em princípios da Análise do Discurso e da História Cultural da leitura. </p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3469 Complexidade enunciativa do podcast em contexto de intercâmbio virtual no Ensino Superior 2023-11-19T10:32:49-03:00 Luciani Ester Tenani luciani.tenani@unesp.br <p>Este artigo trata de uma proposta didática formulada para o Ensino Superior visando à criação de <em>podcast</em> em contexto de intercâmbio acadêmico desenvolvido de modo virtual. O objetivo de caracterizar a complexidade enunciativa do <em>podcast</em> no contexto acadêmico é almejado no quadro teórico em que é feita a problematização das relações entre fala e escrita, enquanto modos de enunciação, e entre práticas orais e letradas, as quais ocorreram em contexto de intercâmbio cultural entre brasileiros e norte-americanos. Perpassam o tema central dois outros, a saber: (a) o desenvolvimento de práticas letradas digitais em ambiente acadêmico; (b) a elaboração de projetos de intercâmbio virtual que efetivamente promovam a ampliação de experiência acadêmica internacional de maneira colaborativa. As reflexões sobre o processo de produção colaborativa de episódios de <em>podcast</em> em contexto de intercâmbio virtual favoreceram positivamente a aprendizagem de práticas orais e letradas por universitários.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3723 Apresentação 2024-04-10T15:48:43-03:00 Alexander Yao Cobbinah cobbinah@usp.br Márcia Santos Duarte de Oliveira marcia.oliveira@usp.br 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)