O desenvolvimento da negação: proposta de classificação funcional das construções negativas em desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i2.2181

Palavras-chave:

negação, aquisição da linguagem, Francês, Português

Resumo

O presente artigo se caracteriza como estudo longitudinal de duas crianças, uma brasileira e uma francesa, e propõe, a partir do trabalho de Beaupoil-Hourdel (2013), um sistema de classificação sócio-pragmático das negações desenvolvido por elas. As seguintes categorias são consideradas: rejeição/recusa; expectativas insatisfeitas; ausência/desaparição; proibição/comando; oposição/correção; rogativa negativa; negação epistêmica; negação funcional. Destaca-se que a rejeição/recusa é a primeira função a emergir na fala de ambas as crianças, ao passo que a ausência/desaparição é inesperadamente mais tardia. Em adição, observa-se o aumento progressivo da complexidade das negações produzidas pelas duas crianças por meio da inclusão de pronomes pessoais em seus enunciados, além da introdução de variações nas partículas negativas utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARMSTRONG, M.; BERGMANN, A.; TAMATI, T. The Prosody of Negation in Brazilian Portuguese. In: BARBOSA, P. A.; MADUREIRA, S.; REIS, C. (org.). Proceedings of the Speech Prosody Conference. Campinas: Editora RG/CNPq, 2008. p. 489-492.

ASHBY, W. J. Un nouveau regard sur la chute du ne en français parlé tourangeau: s’ agit-il d’un changement en cours? Journal of French Language Studies, v. 11, n. 1, p. 1-22, 2001.

BEAUPOIL-HOURDEL, P. A multimodal and corpus-based approach to children’s expression of refusal and rejection. International conference of the AFLiCO Empirical Approaches to Multi-modality and to Language Variation. Lille, 2013, p. 15-17.

BEAUPOIL-HOURDEL, P.; MORGENSTERN, A.; BOUTET, D. A Child’s Multimodal Negations from 1 to 4: The Interplay Between Modalities. In: LEE, C. (org.). Negation and Polarity: Experimental Perspectives. Springer International Publishing, 2016. p. 95-123.

BLOOM, L. M. Language development: form and function in emerging grammars. Cambridge: M.I.T., 1970.

CAMERON-FAULKNER, T.; LIEVEN, E.; THEAKSTON, A. What part of no do children not understand? A usage-based account of multiword negation. Journal of Child Language,

v. 34, n. 2, p. 251-282, 2007.

DEL RÉ, A.; HILÁRIO, R. N.; VIEIRA, A.J. Subjetividade, individualidade e singularidade na criança: um sujeito que se constitui socialmente. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 7, n. 2, p. 57-74, 2012.

DODANE, C.; BEAUPOIL, P.; DEL RÉ, A.; BOUTET, D.; MORGENSTERN, A. The role of gesture and prosody in children’s multimodal pathway into negation. In: Sound to Gesture conference (S2G), 2014.

DODANE, C.; MASSINI-CAGLIARI, G. La prosodie dans l’acquisition de la négation: étude de cas d’une enfant monolingue française. ALFA: Revista de Linguística, v. 54, n. 2, p. 335-360, 2010.

KOCHAN, A. The acquisition of negation: a Socio-pragmatic Study of a Bilingual Child. Lyon: Ecole Normale Supérieure de Lyon, 2008.

KONOPCZYNSKI, G. Le Langage Emergent: Caractéristiques Rythmiques. Hamburg: Buske Verlag, 1990.

LACHERET-DUJOUR, A.; BEAUGENDRE, F. La prosodie du français. Paris: CNRS. 1999.

LEITÃO, S. Contribuições de Bakhtin e do círculo para os estudos em aquisição da linguagem. In: II Encontro sobre linguagem da criança – sentido, corpo e discurso/I colóquio sobre alfabetização do núcleo de ensino de Araraquara. São Paulo: UNESP, 2012.

MCNEILL, D.; MCNEILL, N. B. What does a child mean when he says ‘no’? In: ZALE, E. M. (org.). Proceedings of the conference on language and language behavior. New York: Appleton-Century-Crofts, 1968.

MORGENSTERN, A.; PARISSE, C. The Paris Corpus. Journal of French Language Studies,

v. 22, n. 1, p. 7-12, 2012.

PEA, R. The Development Of Negation In Early Child Language. In: OLSON, D. R. (org.). The Social Foundations Of Language & Thought. New York: W.W. Norton, 1980. p. 156-186.

RAMOS, J. O processo não > num na fala. In: RAMOS, J.; VITRAL, L. (org.). Gramaticalização: uma abordagem formal. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro/UFMG, 2006. p. 119-132.

SCARPA, E. M.; FERNANDES-SVARTMAN, F. Entoação e léxico inicial. Veredas, v. 16, n. 1, p. 38-52, 2012.

VASCONCELOS, A. N. de; LEITÃO, S. Desenvolvimento da protoargumentação na interação adulto-bebê. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, n. 60, p. 119-146, 2016.

WODE, H. Four early stages in the development of L1 negation. Journal of Child Language, Cambridge, v. 4, n. 1, p. 87-102, 1977.

Downloads

Publicado

16-07-2019

Como Citar

Vasconcelos, A. (2019). O desenvolvimento da negação: proposta de classificação funcional das construções negativas em desenvolvimento. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(2), 1116–1132. https://doi.org/10.21165/el.v48i2.2181

Edição

Seção

Artigos