O PAPEL DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA INGLESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i1.2757

Palavras-chave:

Jogos eletrônicos. Aprendizagem de língua estrangeira. Língua inglesa. Gameficação.

Resumo

Cresce cada vez mais o número de pessoas engajadas em algum dos tipos de jogos eletrônicos, principalmente devido à possibilidade de acessá-los através dos smartphones, o que é muito comum entre pessoas de diferentes idades que têm como hábito algum tipo de jogo. Neste estudo, buscamos analisar a aplicabilidade dessa nova ferramenta na aprendizagem da língua inglesa, tentando identificar como os jogos eletrônicos podem contribuir para esse processo. Neste artigo, abordaremos a história dos jogos eletrônicos, sua evolução, conceito, características e usos, identificando os possíveis benefícios que esse hábito pode trazer para a aprendizagem de um novo idioma. Discutiremos como os jogos eletrônicos podem promover a aproximação do aluno à língua inglesa e apresentaremos o jogo Scribblenauts Unlimited como alternativa para essa abordagem. Analisaremos possibilidades de uso de jogos eletrônicos no contexto educacional, como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. Apresentaremos dados de uma pesquisa realizada com 46 pessoas que responderam a um questionário sobre o uso de jogos eletrônicos no processo de aquisição da língua inglesa, cujo resultado nos revelou que eles podem contribuir positivamente no processo de aquisição da língua inglesa, proporcionando a ampliação de vocabulário e desenvolvimento da habilidade de leitura. Por fim, ressaltaremos a relevância dessa ferramenta nos contextos social e educacional, abordando suas vantagens no uso cotidiano e incentivando o professor a incluir essa ferramenta em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Wagner da Costa Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Fernando Wagner é um profissional da área de tecnologia que atualmente trabalha projetando, desenvolvendo, implantando e integrando sistemas. Cursou Análise e desenvolvimento de sistemas na sua primeira graduação e em 2016 ingressou na Universidade Federal do Ceará, no curso de Letras - Inglês, onde estuda atualmente. Nesse ambiente vem desenvolvendo uma pesquisa que busca entender como jogos eletrônicos podem ser usados no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa.

Pâmela Freitas Pereira Toassi, Universidade Federal do Ceará (UFC), Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução

Professora Adjunta do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Processamento da Linguagem de Bilíngues e Multilíngues.

Downloads

Publicado

06-07-2020

Como Citar

Silva, F. W. da C., & Toassi, P. F. P. (2020). O PAPEL DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA INGLESA. Revista Do GEL, 17(1), 284–307. https://doi.org/10.21165/gel.v17i1.2757

Edição

Seção

Artigos