Traços formais e semântico-discursivos No processo de Gramaticalização de 'Vossa mercê' > 'você'

Autores

  • Márcia Cristina de Brito Rumeu

Palavras-chave:

Gramaticalização de Vossa Mercê no Português. Sistema de Traços Morfo-Semânticos e Discursivos de Vossa Mercê e de Você.

Resumo

0 objetivo deste artigo é discutir os traços formais e semântico-discursivos resguardados e perdidos no processo de gramaticalização de Vossa Mercê> Você no português. Parte-se da análise de Lopes (1999, 2003) que elabora, com base em Rooryck (1994), um sistema de traços para a identificação das propriedades formais e semânticas perdidas e adquiridas pelo substantivo gente até originar a forma pronominal a gente na lingua portuguesa. A autora considera os traços primitivos de gênero, de número e de pessoa, discutindo a aparente incompatibilidade entre as propriedades formais e semânticas. Considerando tal proposta, pretende-se detectar os traços morfosemânticos e discursivos no processo de gramaticalização de Vossa Mercê > Você na lingua portuguesa. Os corpora utilizados nesta análise são compostos, em princípio, por cartas produz-idas no Rio de Janeiro durante a 2a metade do século XVIII e ao longo do século XIX, editadas de forma fac-similar diplomático-interpretativa por Rumeu (2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-11-2006

Como Citar

Rumeu, M. C. de B. (2006). Traços formais e semântico-discursivos No processo de Gramaticalização de ’Vossa mercê’ > ’você’. Revista Do GEL, 3, 67–82. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/326

Edição

Seção

Artigos