https://revistas.gel.org.br/rg/issue/feed Revista do GEL 2024-04-05T16:08:00-03:00 Marcelo Módolo revistadogel@gmail.com Open Journal Systems <p>A <strong>Revista do GEL</strong> é uma publicação do <a class="link" href="http://www.gel.org.br/" target="_blank" rel="noopener">GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO</a>, de periodicidade quadrimestral, que tem por finalidade divulgar textos acadêmicos, apresentados sob a forma de artigos, originais e inéditos, resultantes de pesquisa individual ou coletiva, e resenhas críticas de interesse das áreas de Letras e Linguística (teórica e aplicada).</p> <p><strong>A Revista do GEL recebe submissão de artigos em sistema de fluxo contínuo. </strong></p> <p><strong>[ATENÇÃO]</strong> Só serão aceitos trabalhos submetidos com a presença de, pelo menos, um doutor como autor (ou co-autor).</p> <p>Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas. </p> <p>A <strong>Revista do GEL</strong> aceita propostas para <strong>Números temáticos</strong>, que devem ser publicados, preferencialmente, como último número de cada ano. Os proponentes devem atentar para os seguintes critérios:</p> <p>(1) um dos editores deve ser de IES estrangeira; (2) as submissões devem ser abertas para toda comunidade e os artigos devem passar por avaliação cega; (3) o tema deve ser de reconhecida relevância; (4) a proposta deve ser avaliada pela Comissão Editorial.</p> <p>A <strong>Revista do GEL</strong> tem estrato <strong>Qualis-Capes A2</strong> (2017/2020) e está indexada nas bases de dados <a href="https://doaj.org/search?source=%7B%22query%22%3A%7B%22filtered%22%3A%7B%22filter%22%3A%7B%22bool%22%3A%7B%22must%22%3A%5B%7B%22term%22%3A%7B%22_type%22%3A%22journal%22%7D%7D%5D%7D%7D%2C%22query%22%3A%7B%22query_string%22%3A%7B%22query%22%3A%22Revista%20do%20GEL%22%2C%22default_operator%22%3A%22AND%22%7D%7D%7D%7D%2C%22from%22%3A0%2C%22size%22%3A10%7D" target="_blank" rel="noopener">DOAJ</a>, <a href="https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info.action?id=489000" target="_blank" rel="noopener">ERIH PLUS</a>, <a href="http://diadorim.ibict.br/handle/1/959" target="_blank" rel="noopener">Diadorim</a>, <a title="LivRe! - Portal para periódicos de livre acesso na Internet" href="http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre" target="_blank" rel="noopener">LivRe!</a>, <a href="http://www.latindex.unam.mx/latindex/ficha?folio=24822" target="_blank" rel="noopener">Latindex</a>, <a href="http://www.worldcat.org/title/revista-do-gel/oclc/61235016&amp;referer=brief_results">WorldCat</a>, e <a href="http://www.jurn.org/#gsc.tab=0&amp;gsc.q=revista%20do%20gel&amp;gsc.sort=">JURN</a>, e <a href="https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&amp;view_op=list_works&amp;gmla=AJsN-F5-dMpY8EwfpwoGtpOTzkVdIDrji1oWgvpefXkjf2bGgLv826VVZXoZOhRxRjSwh_GBmAmaQq7O57I09V49zxqGC1UkrkeGTyEdAuupuLK4zHpk5rA&amp;user=f5pLjYUAAAAJ" target="_blank" rel="noopener">Google Acadêmico</a>.</p> <p>A Revista pode ser acessada na base do <a href="http://www.periodicos.capes.gov.br/">Portal de Periódicos da Capes</a> e é afiliada à <a href="http://www.abecbrasil.org.br/" target="_blank" rel="noopener">Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC)</a> e ao <a href="http://crossref.org/" target="_blank" rel="noopener">CrossRef</a>, estando também identificada pelo prefixo <a href="https://www.doi.org/" target="_blank" rel="noopener">DOI</a> (Digital Object Identifier).</p> <p><strong>ISSN:</strong> 1984-591X</p> <p> </p> <p><strong><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;">Acesso Rápido:</span></span></strong></p> <p>Para <strong><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;">Cadastro na Revista </span></span></strong><a title="https://revistas.gel.org.br/rg/user/register" href="https://revistas.gel.org.br/rg/user/register">[clique aqui]</a></p> <p>Para <strong><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;">Submissão de Trabalhos</span></span></strong> <a title="https://revistas.gel.org.br/rg/about/submissions" href="https://revistas.gel.org.br/rg/about/submissions">[clique aqui]</a></p> <p>Para conhecer o<strong> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;">Corpo Editorial</span></span></strong> <a title="https://revistas.gel.org.br/rg/about/editorialTeam" href="https://revistas.gel.org.br/rg/about/editorialTeam" target="_self">[clique aqui]</a></p> <p> </p> <p><strong><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;">Últimas Edições:</span></span></strong></p> <p><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;">Para acesso ao<strong> vol. 20, N. 2 (2023)<a href="https://revistas.gel.org.br/rg/issue/view/92">[Clique aqui]</a></strong></span></span></p> <p><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;">Para acesso ao<strong> vol. 20, N. 1 (2023)<a href="https://revistas.gel.org.br/rg/issue/view/91">[Clique aqui]</a></strong></span></span></p> <p><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;">Para acesso ao<strong> vol. 19, N. 3 (2022)<a href="https://revistas.gel.org.br/rg/issue/view/90">[Clique aqui]</a></strong></span></span></p> <p><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;">Para acesso a todos </span></span><strong><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;">Números Publicados </span></span></strong><a href="https://revistas.gel.org.br/rg/issue/archive" target="_self"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;">[Clique aqui]</span></span></a></p> https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3534 SIGNORINI, Inês (org.). Language practices of cyberhate in unfolding global and local realities. Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing, 2022. 150 p. 2023-08-08T09:24:41-03:00 Fabiola Cambrussi morganacambrussi@yahoo.com.br Athany Gutierres athany.gutierres@uffs.edu.br <p>Não se aplica</p> 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3687 MOURA, Heronides. O vírus bandido: linguagem e política na pandemia. Campinas: Unicamp, 2023. 200 p. 2023-10-05T09:41:51-03:00 Luiz Queriquelli luizqueriquelli@gmail.com <p>Não se aplica</p> 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3616 The generic structure potential (GSP) of STI doctor-patient interactions in southwest Nigeria 2023-10-04T19:50:10-03:00 Oluwaseun Amusa iamseunamusa@gmail.com <p>This study describes the generic structure potential (GSP) of sexually transmitted infection (STI) consultations in Nigeria. It is a further effort from previous studies not only in its consideration of the phase structure of consultations in a specific medical context, but also in its exploration of both the broad and narrow generic structure potential of the consultations. Fifty audio recordings of mixed-visit doctor-patient interactions in hospitals in three states in southwest Nigeria constitute the data. The data were analysed using Halliday and Hasan’s (1985) Generic Structure Potential theory (GSP). The analysis revealed four broad stages in the structural organisation of STI medical interactions, namely Opening (O), Diagnostic Interactions (DI), Treatment Recommendations (TR), and Closing (C). The obligatory elements in the broad catalogue are the diagnostic interactions and treatment recommendations, while the narrow GSP of the phases revealed the doctor’s problem elicitation as the obligatory element in the opening phase, the patient’s problem presentation activity was solely obligatory in DI, and the doctor’s treatment procedure, the only mandatory activity of the TP phase. The study concludes that the diagnostic interaction and treatment recommendation phases define medical consultations in STI (and HIV) encounters in Nigeria.</p> 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3651 Perífrases aspectuais em aulas e em entrevistas orais 2023-09-24T14:53:47-03:00 Juliano Desiderato Antonio prof.jdantonio@gmail.com Marcelo Módolo modolo@usp.br <p align="justify">O objetivo deste trabalho é descrever as perífrases aspectuais encontradas em um <em>corpus</em> de língua falada formado por aulas de ensino superior e de curso pré-vestibular e por entrevistas com pesquisadores, analisando não apenas as configurações formais das perífrases aspectuais, mas também os usos dessas perífrases pelos informantes. No desenvolvimento do trabalho, verificou-se que há diferenças de autor para autor no que diz respeito às propostas de classificação das opções aspectuais. Neste trabalho, optou-se por utilizar as opções aspectuais propostas por Longo e Campos (2002) e por Neves (2000, 2018) pelo fato de facilitarem o trabalho de tabulação dos dados, pela transparência dos rótulos utilizados para designar as opções aspectuais e, principalmente, por abarcarem as ocorrências de perífrases aspectuais encontradas no corpus. A tabulação dos dados revelou que, tanto nas aulas quanto nas entrevistas, as perífrases aspectuais mais frequentes são as de aspecto cursivo, com um número de ocorrências bem acima das demais opções aspectuais.</p> 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3516 Efeitos da prosódia e da disfluência sobre a qualidade de voz em diferentes estilos de elocução no português brasileiro 2023-08-21T15:38:21-03:00 Pablo Arantes pabloarantes@ufscar.br Aveliny Mantovan Lima avelinylima@gmail.com <p>Neste trabalho apresentamos dois experimentos que articulam as temáticas da qualidade de voz, disfluências, estilos de elocução e prosódia. O primeiro experimento investiga aspectos segmentais e prosódicos que afetam a ocorrência de laringalização, de disfluências e de fronteiras de grupo acentual. O segundo estuda o uso de voz não modal em diferentes contextos prosódicos, bem como em três estilos de elocução: fala espontânea, leitura de frases e de palavras isoladas. O achado inédito no português brasileiro e também o mais robusto encontrado nos dois experimentos é a predominância de casos de qualidade de voz não modal em posições prosodicamente fortes. Embora ambos tenham adotado critérios diferentes para a definição dessas posições, a semelhança nos resultados indica que o acento no nível da frase e da palavra é um fator relevante que condiciona a distribuição das instâncias de vozeamento não modal. Os resultados do primeiro experimento indicam diferença no comportamento do vozeamento laringalizado em relação aos segmentos e ao sexo do falante, uma vez que houve predominância de ocorrência nas vogais e maior taxa de vozeamento não modal em falantes do sexo feminino. No segundo experimento, observamos que os estilos de elocução exercem efeitos significativos sobre a distribuição do vozeamento não modal. Ainda, vimos que a ocorrência de vozeamento não modal em eventos de disfluência se comporta de maneira diferente em relação ao estilo de elocução. De modo geral, concluímos que os diferentes aspectos linguísticos, a saber, fluência de fala, fonoestilo e prosódia podem afetar a qualidade de voz.</p> 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3526 Innovate, renovate, or transform? A critical and reflective look at english teaching in a brazilian public school amid covid-19 pandemic: a sociocultural and appraisal of emotions perspective 2023-08-28T08:12:28-03:00 Selma Maria Abdalla Dias Barbosa selmaabdalla@uft.edu.br Patrícia Fabiana Bedran patricia.bedran@unesp.br Regina Sousa Maia resmaia@gmail.com Mery Carolina Andrades Marcano meryandrades@hotmail.com <p>Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise crítico-reflexiva de um discurso do Ensino de Língua Inglesa por meio dos Processos de Avaliação na Emoção. Os instrumentos utilizados foram dois questionários com perguntas abertas e uma autobiografia online realizada em 2021 e 2022. Este estudo será realizado através de uma perspectiva sociocultural, emoções e cognição explicada por autores como Vygotsky (2001; 2010), Damásio (2004), Scherer (2005), Johnson (2009), Pavlenko (2013), entre outros, que prioriza a interação como mecanismo fundamental para o desenvolvimento social e cognitivo dos indivíduos. A metodologia será qualitativa de cunho etnográfico, dentro dos construtos da Linguística Aplicada Trans-Inter e Indisciplinar, na qual enfatizamos a construção do conhecimento em uma episteme descolonial sobre o poder hegemônico, bem como valorizar e dar voz ao Sul e seus diversidade cultural, econômica e social. A adoção da Teoria Sociocultural ajuda a desenvolver a práxis dos professores mais contemporâneos e tem nos instigado, de forma mais específica, a compreender questões que incluem a influência das emoções no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira e o processo de construção das identidades profissionais dos professores de línguas.</p> 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3544 O percurso de duas professoras em ações colaborativas para a inclusão de uma aluna autista na aula de língua estrangeira 2023-08-12T20:20:22-03:00 Vanessa Borges-Almeida borgesalmeida@unb.br Cristiane Resende resende.cristiane@gmail.com <p>Este artigo apresenta resultados de uma investigação de natureza aplicada, abordagem qualitativa e fins exploratórios, e tem como objetivo descrever e discutir o percurso que uma professora regente e uma professora pesquisadora trilharam para chegar a ações colaborativas que promovessem a inclusão de uma aprendiz autista nas aulas de língua inglesa num centro de línguas público brasileiro. A discussão está pautada nas bases teóricas do paradigma reflexivo de Schön (1983) e nos estudos sobre colaboração docente (Oliveira, 2008; Dutra, 2014). Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas, observação participante, gravações de aula, notas de campo, análise documental, fotografias e gravações de encontros reflexivos entre as duas professoras. Os resultados observados foram a aquisição de conhecimentos sobre o transtorno do espectro autista e sobre estratégias para adaptações e acomodações para a inclusão, que exerceram um impacto positivo sobre as ações pedagógicas. Nesse processo de aprender a colaborar, as duas professoras tiveram de refletir para encontrar seus papéis necessários nos diferentes estágios da pesquisa</p> 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3462 Entre o falar e o fazer: AÇÃO VERBAL e AÇAO MATERIAL como parâmetros contextuais 2023-08-28T10:41:21-03:00 Theodoro C. Farhat theo.cfar@gmail.com Paulo Roberto Gonçalves-Segundo paulosegundo@usp.br <p>Com o objetivo de fundamentar análises contextuais detalhadas, empiricamente testáveis e comparáveis, este artigo, amparado nos princípios da Linguística Sistêmico-Funcional, apresenta a descrição paradigmática de dois sistemas contextuais do parâmetro de campo: AÇÃO VERBAL e AÇÃO MATERIAL. Em primeiro lugar, localizamos tais sistemas, baseados nos trabalhos de Hasan (1999, 2014, 2020), em relação às dimensões globais de estratificação, instanciação e metafunção; depois, explicitamos as opções de cada sistema e suas potenciais inter-relações; discutimos, então, como se pode chegar a princípios realizacionais restritos a graus intermediários da escala de instanciação; depois, ilustramos como os subsistemas podem ser utilizados para descrever contextos de situação e, assim, possivelmente chegar a generalizações contextuais (no caso, o contexto global de um grupo de Facebook); por fim, fazemos considerações sobre como a proposta apresentada se relaciona com a descrição topológica de Matthiessen do parâmetro de campo, indicando convergências, divergências e complementaridades</p> 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3587 Implementação de EMI em um curso de graduação em Engenharia: um estudo de caso 2023-10-04T10:56:33-03:00 Eliana Kobayashi likobayashi@yahoo.com Giovanni Abreu Grilli giovanni.grilli@aluno.ifsp.edu.br <p>Este trabalho investigou a implementação de uma disciplina em <em>English Medium Instruction</em> (EMI) (Inglês como Meio de Instrução) em um curso de graduação em Engenharia de uma instituição pública. Entre as razões para o crescimento do EMI ao redor do mundo estão: preparação dos alunos para o mercado de trabalho global, elevação do perfil da instituição e atração de estudantes internacionais (Doiz <em>et al</em>., 2016). Esta investigação, cuja natureza metodológica enquadra-se em um estudo de caso, contou com a aplicação de questionários aos alunos participantes da disciplina e ao docente responsável, além da verificação de diretrizes de internacionalização da instituição de ensino. Os resultados demonstram que todos os atores reconhecem a relevância do EMI para a formação dos estudantes, tanto que 20% desses decidiram estudar mais a língua antes de iniciarem a disciplina em EMI e 60% têm a intenção de frequentar outras disciplinas ministradas em inglês. Por outro lado, 60% dos alunos levantam a possibilidade de que teriam obtido melhor desempenho caso a disciplina tivesse sido ministrada em língua portuguesa.</p> 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3535 Da ideia de doxa ao ensino de literatura no currículo de Letras 2023-09-27T14:52:48-03:00 Augusto Moretti de Barros augusto.moretti@unesp.br Sérgio Fabiano Annibal sergio.annibal@unesp.br Carla Cavalcanti e Silva carla.cavalcanti@unesp.br <p>Partimos do princípio de que o currículo de Letras, com destaque ao ensino de literatura, necessita de espaço de reflexão e debate nos âmbitos acadêmico e das políticas de formação de professores, a fim de que se problematize sua estruturação e sua relevância para a excelência de profissionais do magistério na área de Letras e Educação. Ao conceber documentos curriculares como produtos da linguagem, buscamos discutir alguns pontos importantes: discursos acrático, encrático, <em>doxa</em> e poder, por exemplo, para que os conceitos de formação e de excelência não se restrinjam a características simplesmente instrumentais. O corpus ao qual este artigo se refere é composto pelos programas de ensino das disciplinas de literaturas de língua espanhola, na licenciatura em Letras da Unesp de Assis, no período de 1970 a 2000. Trata-se, portanto, de análise documental. A abordagem teórica e metodológica se deu a partir das contribuições da crítica de Roland Barthes (2007, 2012, 2015) sobre a linguagem literária e acadêmica; do conceito de representação social, de Roger Chartier (1991, 2001) e de uma ideia de metodologia de Ricardo Navas Ruiz (1961). Como resultados, trouxemos as possibilidades de discussão sobre a importância da formação de professores de literatura e seu espaço curricular.</p> 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3508 Contratos de comunicação propostos e firmados durante o trabalho investigativo da Comissão Nacional da Verdade do Brasil 2023-08-06T14:26:35-03:00 Jaqueline Nogueira jaqueline.ufla@gmail.com <p>Este trabalho examina os contratos de comunicação, enquanto dispositivos geradores do discurso, propostos e/ou firmados durante as investigações realizadas pela Comissão Nacional da Verdade do Brasil. As discussões que integram a tese de doutorado (título da tese) defendida em 2022, permitiram a compreensão de parâmetros fundamentais da produção do Relatório da CNV, pois elas desnudam a rica interação instaurada entre os diversos parceiros das trocas comunicativas da produção de um arquivo testemunhal e a sua representação no discurso. Selecionamos a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2012, 2013), teorizações de Dominique Maingueneau (2013) sobre o ethos discursivo e a Teoria dos Pontos de Vista de Alain Rabatel (2016) como aportes teórico-metodológicos para as análises. Dentre os principais contratos de comunicação identificados a partir das estratégias discursivas movimentadas pelos locutores/enunciadores, ilustramos o contrato de legitimidade – atrelado ao ethos discursivo dos comissionados; o contrato de credibilidade – relacionado aos procedimentos legais e discursivos da elaboração do documento; e o contrato de verdade – objetivo global do ato comunicativo em questão.</p> 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3541 Insights sobre a representação da nasalidade em francês e português a partir de dados de escrita 2023-09-20T07:22:07-03:00 Claudia Regina Minossi Rombaldi professoraclaudiarombaldi@gmail.com Ana Ruth Moresco Miranda anaruthmmiranda@gmail.com <p>Neste artigo são exploradas conexões entre grafias não convencionais e conhecimentos linguísticos acerca da fonologia de vogais seguidas de nasais em posição medial, por brasileiros e franceses. Parte-se da hipótese de que a aquisição de um sistema alfabético de escrita como o do Português Brasileiro e o do Francês <em>Standard</em> pode promover ajustes nas representações fonológicas de vogais em contexto de nasalização. Os <em>corpora</em> são compostos por grafias não convencionais de crianças monolíngues brasileiras e francesas; e de brasileiros adultos aprendizes de Francês Língua Estrangeira. Os dados analisados mostram que, no período inicial de contato com a escrita, as crianças brasileiras tendem a ajustar a representação de /ṽ/ para /VN/, em decorrência de seus avanços com as práticas escritas. Já as crianças francesas dão indícios de partirem de estruturas /VN/ desde seus contatos iniciais com o sistema de escrita do francês. Os brasileiros aprendizes de Francês Língua Estrangeira, por seu turno, iniciam seus contatos com a escrita da Língua Estrangeira, representando a nasalidade por /VN/, possivelmente por terem passado pelo reajuste de /ṽ/ para /VN/, quando da aquisição do sistema de escrita da Língua Materna.</p> 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3509 “Arthur: um autista no século XIX”: um convite a refletir sobre a importância da linguagem escrita terapêutica 2023-09-18T21:50:20-03:00 Elisangela Maria da Silva elisangelasilva1718@gmail.com Magda Wacemberg Pereira Lima Carvalho magdapcarvalho@hotmail.com <p>Será possível vivermos sem amor, sem o prazer compartilhado e sem o valor do encantamento das palavras? Estas são algumas das questões que conduzirão nossa discussão sobre o percurso da Cristina Kupfer que, a partir dos seus personagens, reinventa modos de nos fazer olhar e escutar o autismo nos seus traços, idiossincrasias, manifestações subjetivas e na sua escrita. Metodologicamente, realizamos uma discussão teórica sobre a importância terapêutica da escrita na clínica do autismo a partir de recortes ilustrativos do romance <em>Arthur: um autista no século XIX</em>. Mais do que explorar a riqueza poética e a sensibilidade da obra, a autora nos permite ver que, graças a Marguerite, Arthur pôde viver o gosto da palavra escrita e essa não apenas deu forma ao seu pensamento, mas o criou. O leitor descobrirá que a escrita de Arthur lhe permitiu colocar em palavras o que vivenciava, traduzir a lógica de seu autismo e ressaltar a relevância do processo de alfabetização, que permite o exercício de uma linguagem com significação para a transmissão de uma experiência, de uma vivência pessoal, que inclui o corpo e inclui o outro como interlocutor.</p> 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3719 Índice de assuntos 2024-04-04T15:23:45-03:00 Editora Letraria revistas@letraria.net 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3720 Subject Index 2024-04-04T15:26:49-03:00 Editora Letraria revistas@letraria.net 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3721 Índices de autores 2024-04-04T15:29:32-03:00 Editora Letraria revistas@letraria.net 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3717 Expediente 2024-04-04T15:14:02-03:00 Editora Letraria revistas@letraria.net 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3718 Apresentação 2024-04-04T15:18:56-03:00 Marcelo Módolo modolo@usp.br 2024-04-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista do GEL