As multimodalidades da literatura nerd brasileira: consolidando uma identidade cultural

Arnaldo Pinheiro Mont’Alvão Júnior

Resumo


Este artigo visa apresentar e analisar como os multimeios, pelos quais a literatura nerd circula, contribuem para a consolidação da identidade nerd no Brasil. Fundamentando-se em princípios teóricos sobre multimodalidades, a discussão focará o trabalho do site Jovem Nerd, abordando o conteúdo que faz parte de sua programação, os artigos vendidos na Nerdstore, as publicações da Nerdbooks e também publicações em outras editoras de escritores ligados ao Jovem Nerd, como Fábio Yabu e Eduardo Spohr. Conclui-se que as produções do Jovem Nerd, construídas em bases multimodais, fazem de seus idealizadores um dos principais expoentes da cultura nerd brasileira, tornando a literatura nerd, sejam as obras publicadas pela Nerdbooks ou por outras editoras, referência para jovens leitores, participando diretamente na construção da identidade do leitor nerd brasileiro.

 


Palavras-chave


Jovem Nerd; literatura nerd; cultura nerd

Texto completo:

PDF

Referências


BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CHARTIER, Roger. Os desafi os da escrita. Tradução de Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: UNESP, 2002.

COPE, Bill; KALANTZSIS, Mary. Changing the role of schools. In: COPE, Bill; KALANTZSIS, Mary (Org.). Multiliteracies. Literacy Learning and the Design of Social Futures. London; New York: Routledge, 2000.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. Tradução de Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2011.

ENTENDA o que é podcast. Folha Online, 20 fev. 2006. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2014.

FERNANDES, Luís Flávio; RIOS, Rosana. Enciclonérdia. São Paulo: Panda Books, 2011.

FOBIYA, Abu. Branca dos Mortos e os 7 Zumbis. Curitiba: Nerdbooks, 2012a.

FOBIYA, Abu. Independência ou mortos. Curitiba: Nerdbooks, 2012b.

FOBIYA, Abu. T. zombii: gravação dos mortos. Curitiba: Nerdbooks, 2012c.

FOBIYA, Abu; OTTONI, Alexandre; PAZOS, Deive. Protocolo Bluehand: Zumbis: seu guia definitivo contra os mortos e os vivos. Curitiba: Nerdbooks, 2012.

GEE, James Paul. New people in new worlds: Networks, the new capitalism and schools. In: COPE, Bill; KALANTZSIS, Mary (Org.). Multiliteracies. Literacy Learning and the Design of Social Futures. London and New York: Routledge, 2000.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução de Susana Alexandria. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

KRESS, Gunther. Multimodality. In: COPE, Bill; KALANTZSIS, Mary (Org.). Multiliteracies. Literacy Learning and the Design of Social Futures. London; New York: Routledge, 2000.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática.Tradução de Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: 34, 2010.

NERD. In: DICIONÁRIO Aulete Digital. Disponível em: . Acesso em: 2 fev. 2014.

NUGENT, Benjamin. American nerd: the history of my people. New York: Scribner, 2009.

OTTONI, Alexandre. Crônicas de Ghanor – Guia ilustrado ofi cial da primeira trilogia do Nerdcast Especial de RPG. Curitiba, Nerdbooks, 2013.

SOARES, Marcelo. Evento de cultura pop, Comic Con Experience é sucesso de público em SP. Folha de São Paulo, 08 dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 9 dez. 2014.

SPOHR, Eduardo. A batalha do apocalipse: da queda dos anjos ao crepúsculo do mundo. Campinas: Verus, 2010a.

SPOHR, Eduardo. Entrevista Eduardo Spohr. Rio de Janeiro: Época, 2010b. Entrevista concedida a Danilo Venticinque. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2014.

SPOHR, Eduardo; OTTONI, Alexandre; PAZOS, Deive. Protocolo Bluehand: Alienígenas: seu guia defi nitivo contra a ameaça extraterrestre. Curitiba: Nerdbooks, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)