Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

I. Apresentação dos originais

Somente artigos originais, não publicados anteriormente, poderão ser submetidos à publicação na revista Estudos Linguísticos. Os artigos submetidos devem ter sido, necessariamente, apresentados sob a forma de Comunicação Individual ou em Simpósios no 64° Seminário do  GEL.

Artigos que não obedecerem tanto às normas aqui estipuladas quanto às normas de formatação serão automaticamente excluídos

Serão considerados somente os artigos enviados por meio da área de usuário do sistema do GEL.

Serão devolvidos aos autores artigos que não obedecerem tanto às normas aqui estipuladas quanto às normas de formatação.

Para acesso ao meta-artigo com as normas para publicação clique aqui (Atualizado em Junho de 2016).

ATENÇÃO: É obrigatório o upload de participação no Seminário do GEL do ano corrente como documento suplementar no momento da submissão do trabalho.

II. Apreciação pelo Conselho Editorial

Os trabalhos enviados serão recebidos pela Comissão Editorial, que irá submetê-los a um Conselho Editorial, composto por pesquisadores doutores, que avaliarão os artigos a partir de critérios estabelecidos pela Comissão, a seguir explicitados. 

Cada trabalho é submetido a dois pareceristas do Conselho Editorial. Havendo divergência entre eles na indicação para publicação, o trabalho é submetido à avaliação de um terceiro parecerista, na qual a Comissão se baseará para decisão final sobre a publicação. A Comissão Editorial dará ciência aos autores sobre o conteúdo total ou parcial dos pareceres emitidos sobre o trabalho, garantindo o anonimato dos pareceristas, uma vez que os pareceres são de uso interno da Comissão. 

Diante de pareceres positivos, mas que indiquem a necessidade de reformulações pontuais, o autor terá um prazo para proceder aos ajustes necessários. Autores de trabalhos recusados serão incentivados a uma nova submissão, não cabendo a reconsideração dos pareceres emitidos à versão avaliada do trabalho.

Os autores serão notificados da aceitação ou recusa dos seus artigos, não havendo, a priori, um prazo definido para essa comunicação, em razão do processo de avaliação


III. Critérios de Avaliação

Os artigos submetidos serão avaliados por a partir dos critérios abaixo listados.

  • ORIGINALIDADE A originalidade do artigo será avaliada levando-se em consideração textos que atendam ao menos um dos aspectos a seguir descritos:
    (i) em relação a um quadro teórico-metodológico; e/ou
    (ii) em relação a um material/corpus; e/ou
    (iii) em relação à contribuição para o conhecimento na área em que o artigo se inscreve.
  • ARGUMENTAÇÃO

    A argumentação será avaliada em relação à qualidade dos argumentos apresentados, tendo em vista os objetivos e o desenvolvimento do tema proposto no artigo.
  • ORGANIZAÇÃO

    A organização será avaliada em relação à estrutura de artigo científico, que compreende, de modo geral, as seguintes partes: introdução; fundamentação teórico-metodológica; análise e resultados, se for o caso. Cabe observar que essas partes não necessariamente devem vir rotuladas como subitens no texto
  • BIBLIOGRAFIA

    A bibliografia será avaliada (i) em relação à pertinência das referências bibliográficas, tendo em vista a proposta do artigo; e/ou (ii) em relação à atualidade das referências bibliográficas apresentadas.

IV. Direitos autorais

A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na Revista Estudos Lingüísticos, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.

V. Publicação da revista on-line

A equipe editorial tentará manter o calendário divulgado em seus meios de comunicação no que se refere à previsão de edição da revistaon-line, mas se reserva o direito de não cumprir os prazos previstos quando houver problemas editoriais. Nesses casos, uma mensagem será colocada na página da revista. De qualquer forma, todos os autores, cujos textos forem aceitos para publicação em um dado número da revista, receberão email da equipe editorial comunicando a publicação do volume no siteda revista.

VI. Chamadas para artigos e publicação de artigos aceitos

Os artigos devem ser submetidos dentro do prazo estabelecido pelos editores e divulgados neste portal e no site oficial do GEL (www.gel.org.br). Trabalhos entregues fora do prazo estabelecido para publicação não serão considerados. O parecerista poderá indicar a publicação do artigo em outra área que não aquela indicada pelo autor.

 

PASSO A PASSO: COMO SUBMETER OS TRABALHOS PARA PUBLICAÇÃO

Primeiramente, é preciso estar cadastrado como Autor na revista Estudos Linguísticos. Para tanto, basta selecionar a opção Cadastro, gerar login, senha e selecionar a opção "autor". Ao fazer o login, o usuário será direcionado à Página do Usuário, na qual deverá clicar em: [Nova submissão].
 
1. Início: escolher a Seção específica do trabalho (ex.: Análise de Discurso; Linguística Pragmática, etc.), aceitar as Condições para Submissão, a Declaração de Direito Autoral e escrever Comentários para o Editor (opcional).

2. Transferência do Manuscrito: anexar o trabalho seguindo as normas disponíveis em Diretrizes para Autores (recomendamos a atenta leitura do meta-arquivo de normas) e clicar em Transferir.

3. Inclusão de Metadados: informações sobre o Autor, Inclusão de possíveis Coautores (se houver), Título e Resumo, Indexação, Agências de Fomento (se houver) e Referências (seguindo o padrão ABNT; caso a referência possua DOI, sua citação é obrigatória).

4. Transferência de Documentos Suplementares: nesse passo é OBRIGATÓRIA a Transferência do certificado de participação no Seminário do GEL do ano corrente (trabalhos que não anexarem o certificado serão reprovados). Além do certificado, este campo é destinado para o envio de autorizações, gráficos, tabelas, em arquivos editáveis, ou outros documentos, quando necessário.

5. Confirmação: verificar os passos anteriores e clicar em Concluir Submissão.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: estudoslinguisticos@gel.org.br

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. Por decisão da Assembléia Geral Ordinária dos Associados do GEL, ocorrida em 16 de julho de 2008, a Revista Estudos Lingüísticos somente publicará artigos decorrentes de trabalhos que tenham sido apresentados durante o Seminário do GEL. A publicação está condicionada a parecer favorável do Conselho Editorial responsável pela avaliação dos artigos submetidos.
  3. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).
  4. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  5. O tamanho do papel esta em A4 e o texto apresentado em coluna simples, com 3.5 cm de margem superior, 2.5 cm de margem inferior e 3.0 cm de margens laterais, sem cabeçalho.

    Em todo texto, o tipo de letra é Times New Roman, com adentramento de 1.27 cm para marcação de parágrafos, exemplos e citações. O tamanho da fonte é de 12 pontos para o texto corrente.

    O espaçamento entre linhas no corpo do texto é simples e o espaçamento entre parágrafos, de 6 pontos antes. 

  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  7. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na Revista Estudos Lingüísticos, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

Política de Privacidade

A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na RevistaEstudos Lingüísticos, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.