Discurso de professores temporários de língua inglesa: identidade e representação

Autores

  • Silvelena Cosmo Dias

Palavras-chave:

professor de língua inglesa, prova de classificação, identidade, representação.

Resumo

Este estudo objetiva identificar traços identitários constitutivos do sujeito/professor – professores temporários de Língua Estrangeira Moderna (LEM) emanados de seus discursos acerca da prova classificatória sobre a nova Proposta Curricular. Este trabalho sustenta-se no arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso de corrente francesa e tem como foco o conceito de Identidade segundo Hall (2006) e Coracini (2003, 2007). Para a coleta do córpus, entrevistamos três professores de duas escolas públicas. O trabalho pretendeu verificar que representação o professor faz de si em ser avaliado pela instituição pública, que representação ele faz da prova e do governo que a utiliza como critério de atribuição de aulas. Por meio das respostas da entrevista, obtiveram-se dados relevantes quanto ao processo de construção da
identidade do professor de LI, sendo possível apenas captar fragmentos identificatórios. Portanto, conclui-se que o sujeito/professor tem suas identidades fragmentadas e em processo de construção e reconstrução.

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Dias, S. C. (2016). Discurso de professores temporários de língua inglesa: identidade e representação. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(3), 1587–1596. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1280

Edição

Seção

Análise do Discurso