Discurso de professores temporários de língua inglesa: identidade e representação

Silvelena Cosmo Dias

Resumo


Este estudo objetiva identificar traços identitários constitutivos do sujeito/professor – professores temporários de Língua Estrangeira Moderna (LEM) emanados de seus discursos acerca da prova classificatória sobre a nova Proposta Curricular. Este trabalho sustenta-se no arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso de corrente francesa e tem como foco o conceito de Identidade segundo Hall (2006) e Coracini (2003, 2007). Para a coleta do córpus, entrevistamos três professores de duas escolas públicas. O trabalho pretendeu verificar que representação o professor faz de si em ser avaliado pela instituição pública, que representação ele faz da prova e do governo que a utiliza como critério de atribuição de aulas. Por meio das respostas da entrevista, obtiveram-se dados relevantes quanto ao processo de construção da
identidade do professor de LI, sendo possível apenas captar fragmentos identificatórios. Portanto, conclui-se que o sujeito/professor tem suas identidades fragmentadas e em processo de construção e reconstrução.


Palavras-chave


professor de língua inglesa; prova de classificação; identidade; representação.

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