Integração de habilidades: perspectiva histórico-teórica e operacionalização no exame Celpe-Bras

Autores

  • Maria Gabriela Silva Pileggi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1677

Palavras-chave:

avaliação, habilidades integradas, exames de proficiência em língua estrangeira.

Resumo

Este artigo procura traçar uma perspectiva histórico-teórica do tema “integração de habilidades” e como esse é operacionalizado nas tarefas da parte escrita do exame de proficiência Celpe-Bras. Com o surgimento da avaliação de desempenho em língua estrangeira (LE), a integração de habilidades tem sido cada vez mais utilizada. No entanto, o tema ainda é debatido por vários pesquisadores; alguns teóricos apontam para o problema da contaminação de uma habilidade a outra, enquanto outros o defendem por ser mais condizente com abordagens centradas no uso da língua. Dessa forma, busco aqui apresentar o estado da arte da literatura na área de avaliação em LE sobre o conceito “integração de habilidades” e analisar tarefas de produção escrita do exame Celpe-Bras a fim de entender como o conceito tem sido operacionalizado nesse exame.

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Biografia do Autor

Maria Gabriela Silva Pileggi, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo

Doutoranda em Linguística Aplicada, área de concentração Linguagem e Educação, pelo Departamento de Linguística Aplicada (DLA) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas. Mestra em Linguística Aplicada, área de concentração Linguagem e Educação, pelo DLA do IEL da Universidade Estadual de Campinas. Licenciada em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduanda em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora de Português para Estrangeiros. Atua na área de avaliação em língua estrangeira, com ênfase no Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Se interessa por estudos de validade, exames de proficiência, integração de habilidades e ensino de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua/Adicional

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Publicado

21-11-2017

Como Citar

Pileggi, M. G. S. (2017). Integração de habilidades: perspectiva histórico-teórica e operacionalização no exame Celpe-Bras. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(2), 577–592. https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1677

Edição

Seção

Ensino de Segunda Língua/Língua Estrangeira