Dilma Rousseff e o ethos de amável coragem: o corpo no feminino

Renata de Oliveira Carreon

Resumo


No século XXI, a mulher, que já vinha tomando seu espaço, ganha destaque nas disputas eleitorais, trazendo à cena não só o discurso, mas também o corpo no feminino, fazendo com que a mulher tome seu lugar nos espaços de poder. As campanhas eleitorais, nessa nova configuração, devem, de uma só vez, produzir sentidos e convidar o eleitor a aderir àquele discurso, buscando nesse eleitor/interlocutor a validação de um mundo éthico, por meio da credibilidade ou de um poder fazer legitimado no discurso. Considerando, portanto, o ethos como uma categoria intrinsecamente atada ao discurso político, propomos, neste artigo, compreender a constituição das imagens de si de Dilma Rousseff enunciadas no feminino em posts no seu perfil oficial do Facebook e na televisão em HGPE durante a campanha de segundo turno das eleições presidenciais de 2014. Para isso, ancoramo-nos nos escritos de Maingueneau a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do discurso de orientação francesa.


Palavras-chave


análise do discurso; discurso político; ethos; campanhas eleitorais

Texto completo:

PDF

Referências


BARREIRA, L. Imagens ritualizadas: apresentação de mulheres em cenários eleitorais. Campinas: Pontes, 2008.

BARREIRA, L. Chuva de Papéis: ritos e símbolos de campanhas eleitorais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998.

MAINGUENEAU, D. Retorno crítico sobre o ethos. In: BARONAS, R. L.; CARREON, R. O.; MESTI, P. C. (org.). Análise do Discurso: entorno da problemática do ethos, do político e de discursos constituintes. Campinas: Pontes, 2016. p. 13-33.

MAINGUENEAU, D. La philosophie comme institution discursive. Limoges: Editora Lambert-Lucas, 2015a.

MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2015b.

MAINGUENEAU, D. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, R. (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2011. p. 16-28.

MAINGUENEAU, D. Doze conceitos em análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MAINGUENEAU, D. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008a. p. 11-29.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008b.

MAINGUENEAU, D. Cenas da Enunciação. São Paulo: Parábola Editorial, 2008c.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2004.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes, Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1997.




DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i2.2221

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)