A sintaxe do destacamento como elemento discursivo da contemporaneidade

Autores

  • Érika de Moraes Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0002-6571-3971

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2472

Palavras-chave:

destacamento, memória discursiva, competência discursiva, contemporaneidade.

Resumo

O desenvolvimento das tecnologias traz novos questionamentos sobre a interação com a linguagem e, ao mesmo tempo, permite discutir formas inovadoras de compreensão do texto escrito em nosso século, para além da previsão simplista sobre sua morte. Nesse sentido, o conceito de destacamento proposto por Maingueneau, concebido no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa (AD), constitui uma pista fundamental sobre o funcionamento da discursividade contemporânea, uma vez que elementos destacados adquirem especial visibilidade na era da comunicação digital. Daí propormos falar em uma sintaxe do destacamento que considere, na prática, um novo modo de leitura a partir da costura de elementos como títulos, subtítulos, legendas e demais destaques. No presente texto, valorizamos a relação entre o destacamento e a memória discursiva, considerando ainda a noção de competência discursiva (Maingueneau), que recebe um refinamento a partir do trabalho de Mussalim (2018).

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Biografia do Autor

Érika de Moraes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil

Érika de Moraes. Docente na Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Campus de Bauru, e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do IBILCE-Unesp, São José do Rio Preto. Doutora em Linguística pelo IEL/Unicamp.

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

Moraes, Érika de. (2020). A sintaxe do destacamento como elemento discursivo da contemporaneidade. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1551–1568. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2472

Edição

Seção

Artigos