Problemas da analiticidade na semântica conceitual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2578

Palavras-chave:

decomposicionismo semântico-conceitual, atomismo semântico-conceitual, analiticidade, Teoria das Controvérsias.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o debate entre duas teorias semântico-conceituais: a Teoria da Semântica Conceitual, de Jackendoff (1983, 1987a, 1987b, 1990) e Pinker (1989, 2008), e a Teoria Representacional da Mente, de Fodor (1970, 1975, 1980, 1981, 1992, 1994, 1998, 2003). Segundo a primeira, o significado de um item lexical, tal como processado pela mente de modo subjacente à expressão linguística, poderia ser descrito em unidades abstratas menores, que seriam primitivos mínimos de significado acionados na mente, o que teria como base a analiticidade. Já para a segunda, um item lexical não poderia ter uma representação decomponível, ou seja, um item lexical teria uma representação atômica, em que seu significado abstrato processado na mente e subjacente à expressão linguística seria uma unidade simples, o que reforçaria a ideia da não plausibilidade da analiticidade. A perspectiva adotada para essa análise é a sugerida por Dascal (1998a, 1998b), conhecida como Teoria das Controvérsias, segundo a qual as trocas conversacionais polêmicas poderiam ser classificadas de três maneiras: discussão, disputa e controvérsia. A hipótese defendida neste trabalho é de que o debate em análise consiste em uma controvérsia por não se encaminhar para uma resolução consensual lógica, embora os argumentos levantados pelos interlocutores visem a um discernimento mínimo objetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, G. Novo espírito científico. São Paulo: Abril Cultural, 1978 [1934].

CANÇADO, M. et al. Catálogo de verbos do português brasileiro: classificação verbal segundo a decomposição de predicados. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. v. 1: Verbos de mudança.

CARNAP, R. Meaning and Necessity. Chicago: University of Chicago Press, 1947.

DASCAL, M. Interpretação e compreensão. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2005.

DASCAL, M. Types of polemics and types of polemical moves. In: CMEJRRIKOVA, S.; HOFFMANNOVA, J.; MULLEROVA, O.; SVETLA, J. (ed.). Dialogue Analysis VI. Tübingen: Max Niemeyer, 1998a. Disponível em: http://www.tau.ac.il/humanities/philos/dascal/papers/pregue.htm. Acesso em: 09 set. 2016.

DASCAL, M. The study of controversies and the theory and history of science. Science in Context, n. 11, v. 2. p. 147-154, 1998b.

FODOR, J. The Language of Thought Revisited. Oxford: Clarendon Press, 2008.

FODOR, J. Hume variations. Oxford: Clarendon press, 2003.

FODOR, J. Concepts: where cognitive science went wrong. Oxford: Clarendon press, 1998.

FODOR, J. The Elm and the Expert: Mentalese and its Semantics. Cambridge: MIT Press, 1994.

FODOR, J. A Theory of Content and Other Essays. Cambridge: MIT Press, 1992.

FODOR, J. Representations: Philosophical Essays on the Foundations of Cognitive Science. Brighton: The Harvester Press, 1981.

FODOR, J. On the Impossibility of Acquiring “More Powerful” structures. In: PIATTELLI-PALMARINI, M. (ed.). Language and Learning: The Debate Between Jean Piaget and Noam Chomsky. Havard: Havard University Press, 1980.

FODOR, J. The Language of Thought. New York: Thomas Y. Crowell Company, 1975.

FODOR, J. Three reasons for not deriving “kill” from “cause to die”. Linguistic Inquiry, Cambridge, n. 4, v. 1, p. 429-438, out. 1970.

FODOR, J.; GARRETTE, M. F.; WALKER, C. T.; PARKES, C. H. Against definitions. Cognition, n. 8, p. 263-367, 1980.

FODOR, J.; LEPORE, E. Holism: a shopper’s guide. Oxford: Blackwell, 1993.

GOLDBERG, A. E.; JACKENDOFF, R. The English resultative as a family of constructions. Language, v. 80, n. 3, p. 532-568, 2004.

GOLDBERG, A. E. Constructions: a construction grammar approach to argument structure. Chicago: University of Chicago Press, 1995.

JACKENDOFF, R. S. Foundations of language: brain, meaning, grammar, evolution. New York: Oxford University Press, 2002.

JACKENDOFF, R. S. Languages of the Mind: Essays on Mental Representation. Cambridge: MIT Press, 1995.

JACKENDOFF, R. S. Semantic structures. Cambridge: MIT press, 1990.

JACKENDOFF, R. S. Towards an Explanatory Semantic Representation. Linguistic Inquiry, v. 18, n. 3, p. 369-411, 1987a.

JACKENDOFF, R. S. The Status of Thematic Relations in Linguistic Theory. Linguistic Inquiry, n. 3, v. 18, p. 369-411, 1987b.

JACKENDOFF, R. S. Semantics and cognition. Cambridge: MIT press, 1983.

KATZ, J. J. The philosophy of language. New York: Harper and Row, 1966.

KATZ, J. J.; FODOR, J. The structure of a Semantic Theory. Language, v. 39, n. 2, p. 170-210, 1963.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

LAKOFF, G. Toward generative semantics. In: McCAWLEY, J. D. Notes from the linguistic underground. New York: Academic Press, 1976 [1963].

LEVIN, B. English Verb Classes and Alternations: A Preliminary Investigation. Chicago: University of Chicago Press, 1993.

LEVIN, B.; RAPPAPORT HOVAV, M. Argument realization. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

LEVIN, B.; RAPPAPORT HOVAV, M. Two Structures for Compositionality Derived Events. In: MATTHEUS, T.; STROLOVITCH, D. (ed.). Proceedings of SALT 9. Ithaca: Cornell Linguistics Circle Publications, 1999.

LEVIN, B.; RAPPAPORT HOVAV, M. Unaccusativity: At the Syntax Lexical Semantics Interface. Cambridge: MIT Press, 1995.

LIEBERMAN, P. The biology and evolution of language. Cambridge: Harvard University Press, 1994.

PERELMAN, C. L’Empire Rhétorique: Rhétorique et Argumentation. Paris: Vrin, 1977.

PIATTELI-PALMARINI, M. The rise of selective theories: a case study and some lessons from immunology. In: DEMOPOULOS, W.; MARRAS, A. (org.). Language learning and concept acquisition. Norwood: Ablex, 1986.

PIATTELI-PALMARINI, M.; CECHETTO, C. In: MANDELL, C.; McCABE, A. (org.). The problem of meaning: behavioral and cognitive perspectives. New York: Elsevier, 1997.

PINKER, S. Do que é feito o pensamento. Tradução Fernanda Ravagnani. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2008.

PINKER, S. Learnability and Cognition: The Acquisition of Argument Structure. Cambridge, MA: MIT Press, 1989.

PITT, D. Mental Representation. In: ZALTA, E. N. (ed.) The Stanford Encyclopedia of Philosophy. 11 dez. 2012. Disponível em: https://plato.stanford.edu/archives/fall2013/entries/mental-representation/. Acesso em: 03 maio 2015.

POPPER, K. R. Conjecturas e Refutações. Brasília: Editora da UnB, 1980.

PUTNAM, L. R. Language, Language Development and Reading: Noam Chomsky interviewed by Lillian R. Putnam. Reading Instruction Journal, inverno de 1987. Disponível em: https://chomsky.info/1987____/. Acesso em: 30 jul. 2016.

QUINE, W. V. Dois dogmas do empirismo. In: QUINE, W. V. De um ponto de vista lógico. Tradução Antonio Ianni Segatto. São Paulo: UNESP, 2010 [1980].

QUINE, W. V. Word and Object. Cambridge, MA: MIT Press, 1960.

RAPPAPORT HOVAV, M.; DORON, E.; SICHEL, I. (org.). Lexical semantics, syntax and event structure. Nova York: Oxford University Press, 2010.

REY, G. The Analytic/Synthetic Distinction. In: ZALTA, E. N. (ed.) The Stanford Encyclopedia of Philosophy. 21 dez. 2015. Disponível em: http://plato.stanford.edu/archives/win2015/entries/analytic-synthetic/. Acesso em: 25 dez. 2015.

RONAT, M. Conversaciones con Chomsky. Tradução Beatriz Dorriots. Barcelona: Granica Editor, 1978.

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

Rodrigues, A. de B. (2020). Problemas da analiticidade na semântica conceitual. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1640–1657. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2578

Edição

Seção

Artigos