Vírgulas em esquema duplo, estruturas adverbiais e argumentação: um olhar para textos de EF II
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3262Resumo
Esse trabalho investiga a relação entre uso convencional de vírgulas em esquema duplo (ou vírgulas duplas) e estruturas adverbiais (advérbios e locuções adverbiais) em textos argumentativos produzidos por alunos do último ano do Ensino Fundamental II. Os textos foram selecionados do Banco de Dados de Escrita do Ensino Fundamental II e os dados correspondem à presença convencional de vírgulas, como em: “Mas o Brasil, na minha opinião, não faz por merecer ter a Amazônia”. A hipótese é que estruturas adverbiais, quando deslocadas sintaticamente e, portanto, delimitadas por vírgulas, sejam estratégias de modalização e argumentação mobilizadas na produção de textos argumentativos, privilegiadamente. Os resultados confirmam a hipótese e demonstram que os usos e os não usos de vírgula configuram-se como estratégias de organização e hierarquização dos enunciados escritos, estando a serviço da resposta ao gênero argumentativo solicitado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.