O papel da construção de contexto na persuasão: um enfoque sistêmico-funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v52i1.3475

Resumo

Um texto é tanto o produto quanto o gerador de contexto social. Muitos dos contextos sociais nos quais o ser humano passa o tempo são feitos unicamente pela língua. O presente estudo apresenta um exame crítico da persuasão decorrente dessa relação entre língua e contexto, em um artigo de opinião. Central para esta pesquisa é a implicação de que a língua é um “modo de ação” e não simplesmente uma “confirmação do pensamento”. A notícia é, assim, uma mercadoria simbólica na atividade de provedor de formas de consciência. O discurso da mídia é testemunho da crença de que notícias e outras formas desse discurso têm consequências. Esta pesquisa tem o apoio da proposta teórico-metodológica da Linguística Sistêmico-Funcional por meio da vertente da avaliatividade. O exame mostra que a construção adequada de contexto, com o apoio das noções de ironia e de frame, tem ação persuasiva, funcionando como um provedor de consciência.

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Publicado

19-04-2024

Como Citar

Ikeda, S. N. ., & Bertelli, A. B. K. . (2024). O papel da construção de contexto na persuasão: um enfoque sistêmico-funcional. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 52(1), 179–196. https://doi.org/10.21165/el.v52i1.3475

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Artigos