Inventário de candidatos a homônimos verbais destinados aos DMHE: princípios teóricos e metodológicos

Autores

  • Bruna Aparecida Oliva Ferreira dos Anjos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1830-5200
  • Renato Rodrigues-Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9870-3780

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v52i1.3500

Resumo

Neste artigo, apresentamos alguns dos princípios teóricos que têm alicerçado o inventário de candidatos a homônimos verbais destinados ao DMHE – Diccionario monolingüe de formas homónimas en español para aprendices brasileños, assim como os procedimentos metodológicos que temos adotado. Para tanto, temos nos orientado por princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia e uma de suas vertentes, a Lexicografia Pedagógica, em especial nas contribuições de Biderman (1984, 1991, 2001), Haencsh (1982), Hartmann (2001), Porto Dapena (2002), Molina García (2006); e pela Semântica, a partir de Ullmann (1964), Biderman (2001), Soares da Silva (2006), Pereira (2018) e Rodrigues-Pereira e Nadin (2020), entre outros. O resultado das escolhas teóricas e dos procedimentos metodológicos adotados tem proporcionado à equipe do DMHE uma importante nomenclatura que está sendo revisada para a organização da macroestrutura do referido dicionário.

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Publicado

19-04-2024

Como Citar

Anjos, B. A. O. F. dos ., & Rodrigues-Pereira, R. . (2024). Inventário de candidatos a homônimos verbais destinados aos DMHE: princípios teóricos e metodológicos. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 52(1), 10–28. https://doi.org/10.21165/el.v52i1.3500

Edição

Seção

Artigos