A suíte carioca de Marques Rebelo: entre o afeto e o desencanto

Regina Célia dos Santos Alves

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo a análise de quatro crônicas de Marques Rebelo, “Lapa”, “São Cristovão”, “Jacarepaguá” e “Cosme Velho”, escritas na década de 1960. Nessas crônicas, o autor debruça-se sobre o Rio de Janeiro no momento em que a cidade deixa de ser a capital federal e passa por novas reformas que alteram de forma marcante a paisagem urbana. Diante do cenário de transformação, as crônicas de Marques Rebelo apontam para um modo de ver a cidade e sua dinâmica que transita pelo afeto pelo espaço que é caro ao eu que observa e reflete, sobretudo no que se refere a um lugar acolhedor, mais solidário e próximo da natureza, e também pelo desencanto frente às severas investidas da “fúria urbanística” a alterar definitivamente paisagens outras.


Palavras-chave


Marques Rebelo; crônica; Rio de Janeiro

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Carlos Drummond de. A cidade sem meninos. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1967.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Solilóquio. In: De notícias & não notícias faz-se a crônica. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

GOMES, Renato Cordeiro. Marques Rebelo: cronista de uma cidade. In: GOMES, Renato Cordeiro (Org.). Marques Rebelo. São Paulo: Global, 2004.

LUCA, Tania Regina de. A produção do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) em acervos norte-americanos: um estudo de caso. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 31, n. 61, p. 271-296, 2011.

MICELI, Sérgio. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

REBELO, Marques. Cosme Velho. In: GOMES, Renato Cordeiro (Org.). Marques Rebelo. São Paulo: Global ̧2004.

REBELO, Marques. Fúria urbanística. In: GOMES, Renato Cordeiro (Org.). Marques Rebelo. São Paulo: Global, 2004.

REBELO, Marques. Jacarepaguá. In: GOMES, Renato Cordeiro (Org.). Marques Rebelo. São Paulo: Global, 2004.

REBELO, Marques. Lapa. In: GOMES, Renato Cordeiro (Org.). Marques Rebelo. São Paulo: Global, 2004.

REBELO, Marques. São Cristovão. In: GOMES, Renato Cordeiro (Org.). Marques Rebelo. São Paulo: Global, 2004.

SANTOS, Ângela Moulin S. Penalva. Planejamento e desenvolvimento: O Estado da Guanabara. 1990. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.

SOUSA, Gilda de Melo e. O tupi e o alaúde. In: ANDRADE, Mário de. Macunaíma. Edição Crítica. Madrid, Paris, México, Buenos Aires, São Paulo, Lima, Guatemala, São José de Costa Rica, Santiago do Chile: ALLCA XX; Scipione Cultural, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)