Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
    Artigos provenientes de teses, dissertações e monografias de final de curso devem conter informação prévia para se evitar o autoplágio.
    .
  • Por decisão da Assembleia Geral Ordinária dos Associados do GEL, ocorrida em 16 de julho de 2008, a revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) somente publicará artigos decorrentes de trabalhos que tenham sido apresentados durante o Seminário do GEL. A publicação está condicionada a parecer favorável do Conselho Editorial responsável pela avaliação dos artigos submetidos.

    Atenção: a modalidade PAINEL não é concebida como um trabalho passivo de submissão, pois não foi apresentado em forma de artigo no Seminário.
    .
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) ou Open Office (.odt).
    .
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
    .
  • O tamanho do papel esta em A4 e o texto apresentado em coluna simples, com 3.5 cm de margem superior, 2.5 cm de margem inferior e 3.0 cm de margens laterais, sem cabeçalho. Em todo texto, o tipo de letra é Times New Roman, com adentramento de 1.27 cm para marcação de parágrafos, exemplos e citações. O tamanho da fonte é de 12 pontos para o texto corrente. O espaçamento entre linhas no corpo do texto é simples e o espaçamento entre parágrafos, de 6 pontos antes. O artigo possui até 15 páginas, incluso bibliografia e anexos.
    .
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
    .
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
    .
  • ATENÇÃO:
    Na presente submissão, na etapa de Transferência do Manuscrito, o autor deverá anexar o trabalho seguindo as normas disponíveis em Diretrizes para Autores (recomendamos a atenta leitura do meta-arquivo de normas) e clicar em Transferir. Neste passo o autor também deverá anexar os Documentos Suplementares, isto é, nesse passo é OBRIGATÓRIO a Transferência do Certificado de Participação no Seminário do GEL 2023. Além do artigo e do certificado, esse passo é destinado para o envio de autorizações, gráficos, tabelas, em arquivos editáveis, ou outros documentos, quando necessário. O autor poderá fazer o upload de vários arquivos nessa etapa, desde que não ultrapassem o tamanho de 50Mb cada arquivo.

Diretrizes para Autores

I. Apresentação dos originais

Somente artigos originais, não publicados anteriormente, poderão ser submetidos à publicação na Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978). Os artigos submetidos devem seguir aos critérios estabelecidos na chamada de trabalhos e devem ser submetidos no período que a chamada indica.

A Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).

Artigos que não obedecerem tanto às normas aqui estipuladas quanto às normas de formatação serão automaticamente excluídos.

Serão devolvidos aos autores artigos que não obedecerem tanto às normas aqui estipuladas quanto às normas de formatação.

Para acesso ao meta-artigo com as normas para publicação clique aqui (Atualizado em setembro de 2020).

ATENÇÃO: A nova chamada de trabalhos e suas respectivas prorrogações e retificações é divulgada via seção NOTÍCIAS de nosso site e, portanto, esse é nosso canal oficial.

 II. Apreciação pelo Conselho Editorial

Os trabalhos enviados serão recebidos pela Comissão Editorial, que os avaliará a partir de seu aspecto formal e, caso dentro das normas de submissão do periódico, o trabalho será enviado para pareceristas ad hoc da área.

Desde 1998, a publicação de artigos na Estudos Linguísticos está condicionada à aprovação de pelo menos dois pareceristas, que são pesquisadores vinculados a várias Universidades do Brasil e/ou do exterior. Em caso de conflito, o artigo é encaminhado a um terceiro avaliador. Os pareceristas têm acesso somente a uma versão não identificada do artigo submetido à avaliação.

Cada trabalho é submetido a dois pareceristas ad hoc da área do trabalho. Havendo divergência entre eles na indicação para publicação, o trabalho é submetido à avaliação de um terceiro parecerista, na qual a Comissão se baseará para decisão final sobre a publicação. A Comissão Editorial dará ciência aos autores sobre o conteúdo total ou parcial dos pareceres emitidos sobre o trabalho, garantindo o anonimato dos pareceristas, uma vez que os pareceres são de uso interno da Comissão. 

Diante de pareceres positivos, mas que indiquem a necessidade de reformulações pontuais, o autor terá um prazo para proceder aos ajustes necessários. Autores de trabalhos recusados serão incentivados a uma nova submissão, não cabendo a reconsideração dos pareceres emitidos à versão avaliada do trabalho.

Os autores serão notificados da aceitação ou recusa dos seus artigos, não havendo, a priori, um prazo definido para essa comunicação, em razão do processo de avaliação

 

III. Critérios de Avaliação

Os artigos submetidos serão avaliados por a partir dos critérios abaixo listados.

  • ORIGINALIDADE A originalidade do artigo será avaliada levando-se em consideração textos que atendam ao menos um dos aspectos a seguir descritos:
    (i) em relação a um quadro teórico-metodológico; e/ou
    (ii) em relação a um material/corpus; e/ou
    (iii) em relação à contribuição para o conhecimento na área em que o artigo se inscreve.
  • ARGUMENTAÇÃO

    A argumentação será avaliada em relação à qualidade dos argumentos apresentados, tendo em vista os objetivos e o desenvolvimento do tema proposto no artigo.
  • ORGANIZAÇÃO

    A organização será avaliada em relação à estrutura de artigo científico, que compreende, de modo geral, as seguintes partes: introdução; fundamentação teórico-metodológica; análise e resultados, se for o caso. Cabe observar que essas partes não necessariamente devem vir rotuladas como subitens no texto
  • BIBLIOGRAFIA

    A bibliografia será avaliada (i) em relação à pertinência das referências bibliográficas, tendo em vista a proposta do artigo; e/ou (ii) em relação à atualidade das referências bibliográficas apresentadas.

IV. Política de Antiplágio

Os artigos submetidos à revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) serão avaliados em relação ao ineditismo, para a verificação de plágio, por meio de um software de antiplágio, avaliação de pareceristas ad hoc e a revisão final pela Comissão Editorial.

Não é admitido plágio, ainda que parcial, devendo os autores assumirem responsabilidade total pela originalidade do texto (incluindo dados, tabelas, figuras) submetido.

Em relação ao autoplágio, a revista aceita repetições de até 30% do conteúdo teórico provindos de outros artigos da mesma autoria, desde que referenciados. Entretanto, a repetição de objetivos, resultados e conclusões não será admitida, nem no percentual de 30%. Trabalhos provindos de monografias de conclusão de curso, dissertações e teses de mesma autoria são aceitos, desde que contenham essa informação prévia, e deverão estar enquadrados no gênero artigo.

V. Direitos autorais

A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Em detecção de plágio, o artigo não será publicado. Caso o artigo venha a ser publicado e o plágio descoberto posteriormente, o artigo será excluído da revista on-line.

VI. Publicação da revista on-line

A equipe editorial tentará manter o calendário divulgado em seus meios de comunicação no que se refere à previsão de edição da revistaon-line, mas se reserva o direito de não cumprir os prazos previstos quando houver problemas editoriais. Nesses casos, uma mensagem será colocada na página da revista. De qualquer forma, todos os autores, cujos textos forem aceitos para publicação em um dado número da revista, receberão email da equipe editorial comunicando a publicação do volume no site da revista.

VII. Chamadas para artigos e publicação de artigos aceitos

Os artigos devem ser submetidos dentro do prazo estabelecido pelos editores e divulgados neste portal e no site oficial do GEL (www.gel.org.br). Trabalhos entregues fora do prazo estabelecido para publicação não serão considerados. O parecerista poderá indicar a publicação do artigo em outra área que não aquela indicada pelo autor.

 

PASSO A PASSO: COMO SUBMETER OS TRABALHOS PARA PUBLICAÇÃO

Primeiramente, é preciso estar cadastrado como Autor na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978). Para tanto, basta selecionar a opção Cadastro, gerar login, senha e selecionar a opção "autor". Ao fazer o login, o usuário será direcionado à Página de Controle do Usuário, na qual deverá clicar em Nova submissão.
 
1. Início: escolher a Seção específica do trabalho (ex.: Análise de Discurso; Linguística Pragmática, etc.), aceitar as Condições para Submissão, a Declaração de Direito Autoral e escrever Comentários para o Editor (opcional).

2. Transferência do Manuscrito: anexar o trabalho seguindo as normas disponíveis em Diretrizes para Autores (recomendamos a atenta leitura do meta-arquivo de normas) e clicar em Transferir. Neste passo o autor também deverá anexar os Documentos Suplementares, isto é, nesse passo é OBRIGATÓRIO a Transferência do Certificado de Participação no Seminário do GEL 2023. Além do certificado, esse campo é destinado para o envio de autorizações, gráficos, tabelas, em arquivos editáveis, ou outros documentos, quando necessário.

3. Inclusão de Metadados: informações sobre o Autor, Inclusão de possíveis Coautores (se houver), Título e Resumo, Indexação, Agências de Fomento (se houver) e Referências (seguindo o padrão ABNT; caso a referência possua DOI, sua citação é obrigatória).

4. Confirmação: verificar os passos anteriores e clicar em Concluir Submissão.

5. Próximos Passos: o processo já está concluído.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: estudoslinguisticos@gel.org.br

Política de Privacidade

A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.