“Abraça essa Brasil”: a identidade brasileira (re)construída no discurso publicitário

Ana Lúcia Furquim Campos-Toscano

Resumo


Por meio dos estudos do Círculo de Mikhail Bakhtin sobre gêneros do discurso e dialogismo, objetivamos, neste artigo, refletir sobre a constituição da identidade brasileira presente em um anúncio publicitário que retoma discursos anteriormente enunciados sobre a identidade nacional. Para tanto, analisamos uma propaganda das Malhas Malwee, veiculada na revista Veja, em janeiro de 2010, em que a bandeira do Brasil, na articulação entre as linguagens verbal e não-verbal, é modificada, apresentando uma nova configuração visual e, por conseguinte, outro efeito de sentido. Assim, outros enunciados são retomados e/ou ressignificados, como a simbologia das cores da bandeira, a concepção da natureza rica e exuberante e dos pássaros da fauna brasileira, que, aliados à ideia de o Brasil ser o país do futebol, constrói-se o sentido de que é possível
conquistar o mundo e “abraçar a felicidade”.


Palavras-chave


gêneros do discurso; dialogismo; estilo; identidade brasileira.

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