“Abraça essa Brasil”: a identidade brasileira (re)construída no discurso publicitário

Autores

  • Ana Lúcia Furquim Campos-Toscano

Palavras-chave:

gêneros do discurso, dialogismo, estilo, identidade brasileira.

Resumo

Por meio dos estudos do Círculo de Mikhail Bakhtin sobre gêneros do discurso e dialogismo, objetivamos, neste artigo, refletir sobre a constituição da identidade brasileira presente em um anúncio publicitário que retoma discursos anteriormente enunciados sobre a identidade nacional. Para tanto, analisamos uma propaganda das Malhas Malwee, veiculada na revista Veja, em janeiro de 2010, em que a bandeira do Brasil, na articulação entre as linguagens verbal e não-verbal, é modificada, apresentando uma nova configuração visual e, por conseguinte, outro efeito de sentido. Assim, outros enunciados são retomados e/ou ressignificados, como a simbologia das cores da bandeira, a concepção da natureza rica e exuberante e dos pássaros da fauna brasileira, que, aliados à ideia de o Brasil ser o país do futebol, constrói-se o sentido de que é possível
conquistar o mundo e “abraçar a felicidade”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

Campos-Toscano, A. L. F. (2016). “Abraça essa Brasil”: a identidade brasileira (re)construída no discurso publicitário. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(3), 1208–1217. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1243

Edição

Seção

Análise do Discurso