“Abraça essa Brasil”: a identidade brasileira (re)construída no discurso publicitário

Autor/innen

  • Ana Lúcia Furquim Campos-Toscano

Schlagworte:

gêneros do discurso, dialogismo, estilo, identidade brasileira.

Abstract

Por meio dos estudos do Círculo de Mikhail Bakhtin sobre gêneros do discurso e dialogismo, objetivamos, neste artigo, refletir sobre a constituição da identidade brasileira presente em um anúncio publicitário que retoma discursos anteriormente enunciados sobre a identidade nacional. Para tanto, analisamos uma propaganda das Malhas Malwee, veiculada na revista Veja, em janeiro de 2010, em que a bandeira do Brasil, na articulação entre as linguagens verbal e não-verbal, é modificada, apresentando uma nova configuração visual e, por conseguinte, outro efeito de sentido. Assim, outros enunciados são retomados e/ou ressignificados, como a simbologia das cores da bandeira, a concepção da natureza rica e exuberante e dos pássaros da fauna brasileira, que, aliados à ideia de o Brasil ser o país do futebol, constrói-se o sentido de que é possível
conquistar o mundo e “abraçar a felicidade”.

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Veröffentlicht

2016-04-04

Zitationsvorschlag

Campos-Toscano, A. L. F. (2016). “Abraça essa Brasil”: a identidade brasileira (re)construída no discurso publicitário. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(3), 1208–1217. Abgerufen von https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1243

Ausgabe

Rubrik

Análise do Discurso