O discurso sobre a televisão na constituição de sentidos para o sujeito urbano

Autores

  • Silmara Cristina Dela Silva

Palavras-chave:

Análise de Discurso, televisão no Brasil, televisão digital, posição sujeito, forma sujeito do discurso.

Resumo

Neste trabalho, analisamos os processos de produção de sentidos para o sujeito brasileiro, no discurso midiático sobre a televisão e sobre a televisão digital no Brasil. Filiando-nos à perspectiva teórica da Análise de Discurso, que considera o discurso enquanto “efeito de sentidos entre locutores” e pensa a relação entre língua, história e sujeito na constituição dos sentidos, buscamos, com este artigo, refletir sobre a posição sujeito consumidor, atribuída ao telespectador brasileiro em decorrência das relações de consumo postas pela mídia, ao dizer de si mesma, em diferentes momentos históricos. Com esta pesquisa, tencionamos dar continuidade às reflexões sobre o papel da mídia na constituição de posições sujeito na sociedade brasileira, relacionando os estudos sobre o sujeito urbano contemporâneo e as reflexões sobre os modos de interpelação do sujeito na história.

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Silva, S. C. D. (2016). O discurso sobre a televisão na constituição de sentidos para o sujeito urbano. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(3), 1575–1586. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1279

Edição

Seção

Análise do Discurso