O discurso sobre a televisão na constituição de sentidos para o sujeito urbano
Mots-clés :
Análise de Discurso, televisão no Brasil, televisão digital, posição sujeito, forma sujeito do discurso.Résumé
Neste trabalho, analisamos os processos de produção de sentidos para o sujeito brasileiro, no discurso midiático sobre a televisão e sobre a televisão digital no Brasil. Filiando-nos à perspectiva teórica da Análise de Discurso, que considera o discurso enquanto “efeito de sentidos entre locutores” e pensa a relação entre língua, história e sujeito na constituição dos sentidos, buscamos, com este artigo, refletir sobre a posição sujeito consumidor, atribuída ao telespectador brasileiro em decorrência das relações de consumo postas pela mídia, ao dizer de si mesma, em diferentes momentos históricos. Com esta pesquisa, tencionamos dar continuidade às reflexões sobre o papel da mídia na constituição de posições sujeito na sociedade brasileira, relacionando os estudos sobre o sujeito urbano contemporâneo e as reflexões sobre os modos de interpelação do sujeito na história.