Vozes dissonantes: o que pregam os PCN e o que buscam os alunos de língua estrangeira

Juliana Santana Cavallari

Resumo


O presente estudo tem como objetivo fornecer subsídios para a problematização dos objetivos dispostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino fundamental de língua estrangeira (BRASIL, 1998), de modo a compreendermos o aparente desinteresse ou resistência do aluno em relação às aulas de inglês oferecidas nas escolas regulares da rede pública de ensino. Para tanto, os objetivos e temas dispostos nos PCN de Língua Estrangeira foram contrapostos aos depoimentos dos alunos, nos quais algumas representações acerca do ensino da língua inglesa da escola regular foram destacadas e analisadas. As análises empreendidas no corpus discursivo se ancoraram nos pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa. Em última instância, este estudo visa a contribuir para a constante e complexa formação de professores de línguas.


Palavras-chave


ensino e aprendizagem de língua estrangeira; PCN-LE; representações de língua inglesa; análise do discurso de linha francesa.

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