Vozes dissonantes: o que pregam os PCN e o que buscam os alunos de língua estrangeira

Autores

  • Juliana Santana Cavallari

Palavras-chave:

ensino e aprendizagem de língua estrangeira, PCN-LE, representações de língua inglesa, análise do discurso de linha francesa.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo fornecer subsídios para a problematização dos objetivos dispostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino fundamental de língua estrangeira (BRASIL, 1998), de modo a compreendermos o aparente desinteresse ou resistência do aluno em relação às aulas de inglês oferecidas nas escolas regulares da rede pública de ensino. Para tanto, os objetivos e temas dispostos nos PCN de Língua Estrangeira foram contrapostos aos depoimentos dos alunos, nos quais algumas representações acerca do ensino da língua inglesa da escola regular foram destacadas e analisadas. As análises empreendidas no corpus discursivo se ancoraram nos pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa. Em última instância, este estudo visa a contribuir para a constante e complexa formação de professores de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

Cavallari, J. S. (2016). Vozes dissonantes: o que pregam os PCN e o que buscam os alunos de língua estrangeira. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 672–681. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1328

Edição

Seção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas