Balé dramático e literatura em diálogo: uma análise da obra infantojuvenil "O lago dos cisnes", adaptada por Lee Ji Yoeng e ilustrada por Gabriel Pacheco

Autores

  • Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, São Paulo
  • Cláudia Valéria Penavel Binato Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1602

Palavras-chave:

balé, Estética da Recepção, cultura clássica

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar uma análise da obra O lago dos cisnes, adaptada por Lee Ji Yoeng (2012) e ilustrada por Gabriel Pacheco, a partir do balé clássico homônimo composto por Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893), com libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer. Esta obra compõe a coleção Música clássica em cena, da editora FTD, que visa a apresentar ao público infantil e juvenil histórias de importantes libretos considerados clássicos no campo musical. Mais especificamente, pretende-se neste texto verificar, a partir dos princípios de Bakhtin (2000), como se efetiva a dialogia entre o balé dramático de Tchaikovsky e a obra adaptada de Lee Ji Yoeng. Para a consecução dos objetivos, pretende-se apresentar uma reflexão fundamentada pela Estética da Recepção acerca do que propicia o prazer na leitura e quais elementos determinam o papel do leitor implícito. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que a estratégia de Lee Ji Yoeng de resgatar um balé clássico e adaptá-lo sob a forma de narrativa ilustrada para o leitor iniciante, tanto lhe faculta contato com um texto atraente e ricamente ilustrado que enriquecerá seu imaginário, quanto amplia seus conhecimentos, por meio do resgate da memória cultural. A apropriação de uma produção cultural clássica, mas adaptada à linguagem narrativa e direcionada ao leitor em formação, pode atuar como fator de valoração da identidade deste leitor. Por meio dela, ele é capaz de elevar sua autoestima, pois percebe que é considerado como receptor de uma produção, ao mesmo tempo em que se reconhece como herdeiro de um patrimônio cultural tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, São Paulo

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Câmpus de Assis. Professora Assistente da UNESP, Câmpus de Assis. Atua na graduação em Letras e História, e na pós-graduação do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS da UNESP, Câmpus de Assis. Possui experiência nas áreas de Literatura, Leitura e Ensino, com ênfase em Formação do Leitor. Temas de pesquisa: leitura, literatura infantil e juvenil, e formação de leitores. Membro dos Grupos de Pesquisa “Leitura e Literatura na Escola” (UNESP-Assis-SP) e “Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades” (UTFPR-Curitiba-PR). 

Cláudia Valéria Penavel Binato, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, São Paulo

Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Câmpus de Assis. Atualmente, é Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Clássica, Literatura Clássica, Latinidade Brasileira, Estudos Clássicos e Língua Portuguesa.     

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: <http://www.cp2.g12.br/alunos/leis/lei_diretrizes_bases.htm>. Acesso em: 06 jul. 2016.

BOTAFOGO, A. Blog de dança. Disponível em: <http://lojaanabotafogo.com.br/o-lago-dos-cisnes>. Acesso em: 02 jul. 2016.

CAMARGO, L. H. de. Poesia infantil e ilustração: estudo sobre Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles. 1998. 214 f. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 235-263.

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos: mitos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Colaboração de André Barault et al., coordenação de Carlos Sussekind, tradução de Vera da Costa e Silva et al. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Disponível em: . Acesso em: 05 jul. 2016.

FTD EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://www.ftd.com.br/detalhes/?id=5318>. Acesso em: 05 jul. 2016.

HELD, J. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. Tradução de Carlos Rizzi, São Paulo: Summus, 1980.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. v. 1. São Paulo: Ed. 34, 1996.

________. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. v. 2. São Paulo: Ed. 34, 1999.

JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

LINDEN, S. V. der. Para ler o livro ilustrado. Tradução de Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

LITERATURA NA HORA CERTA: guia 3: 3º ano do ensino fundamental: PNLD/PNAIC: alfabetização na idade certa 2015. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC/SEB, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17629-guia-03-literatura-hora-certa&category_slug=junho-2015-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 05 jul. 2016.

O LIVRO DA ARTE. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

OLIVEIRA, R. de. Breve histórico da ilustração no livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, I. de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 13-47.

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/noticias/134-adesao-2016>. Acesso em: 05 jul. 2016.

PAQUET, M. Magritte: o pensamento tornado visível. Tradução de Lucília Filipe. Köln: Taschen, 2000.

PORTAL MEC. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2016.

______. Resolução SEB nº 2, de 07 de abril de 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao_ceb_0298.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2016.

RÜCKERT, E. von. Música e literatura. Disponível em: <http://www.ruckert.pro.br/texts/musicaeliteratura.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2014.

SOUZA, A. A. A. de. A prática pedagógica do Balé Clássico na educação infantil: revelando caminhos. Várzea Paulista: Fontoura, 2012.

YOENG, L. Ji. (Adapt.). O lago dos cisnes: Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Ilustração de Gabriel Pacheco. Tradução de Heloisa Prieto. São Paulo: FTD, 2012.

Downloads

Publicado

21-11-2017

Como Citar

Ferreira, E. A. G. R., & Binato, C. V. P. (2017). Balé dramático e literatura em diálogo: uma análise da obra infantojuvenil "O lago dos cisnes", adaptada por Lee Ji Yoeng e ilustrada por Gabriel Pacheco. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(3), 1211–1224. https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1602

Edição

Seção

Literatura Infanto-Juvenil