Marcadores discursivos de base verbal: duas hipóteses de mudança em casos do verbo “crer”

Autores

  • Lucas Borel Cristiano Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8758-4832
  • Solange de Carvalho Fortilli Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8348-4359

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3056

Palavras-chave:

verbos cognitivos, verbo crer, marcadores discursivos, mudança linguística, oração adverbial.

Resumo

O objetivo deste artigo é tratar de duas possíveis trajetórias de mudança geradoras de marcadores discursivos (MD) no português, em específico, marcadores de base verbal. À primeira, encabeçada por Thompson e Mulac (1991) e bastante aceita em estudos sobre o tema, será relacionada uma segunda, advinda de Brinton (1996, 2008, 2017). Esboçando uma possível associação a quadro de mudança mais recente, contemplado pelos estudos da gramática de construções diacrônica (TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013), apontamos a diferença entre reanálise e neoanálise dentro das trajetórias levantadas. Utilizamos o verbo crerMD para a demonstração de uma outra análise acerca da mudança linguística envolvendo o percurso verbo > marcador. Nossos encaminhamentos são no sentido de considerar outras fontes para a emergência de marcadores de base verbal, diferentes das que são mais amplamente defendidas até o momento.

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Biografia do Autor

Lucas Borel Cristiano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

É graduado em Letras (Português/Literatura) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Letras, área de concentração em Estudos Linguísticos, pela mesma universidade. Em 2016, foi monitor bolsista em nível de graduação na disciplina de "Prática de Produção de Textos em Língua Portuguesa". Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica (2017/2018) a respeito dos parentéticos epistêmicos e, atualmente, pesquisa a perífrase "pode crer" em perspectiva construcional da gramática, ambos orientados pela Profª Drª Solange de Carvalho Fortilli. Atua nas linhas de Mudança Linguística, Gramaticalização e Construcionalização. É membro do Grupo de Estudos Sociofuncionalistas, sob coordenação da Profª Drª Taísa Peres de Oliveira, na mesma universidade.

Solange de Carvalho Fortilli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Graduada em Letras (Português-Francês) pela Universidade Estadual Paulista, Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela mesma Instituição. É professora adjunta do câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, onde atua no ensino de graduação nas áreas de Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa. Em nível de pós-graduação, compõe o quadro docente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e é responsável pelas disciplinas referentes à gramática do português e à variação linguística e pela orientação de dissertações a elas relacionadas. Integrante também do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Grupo de Estudos Sociofuncionalistas (GESF), desenvolve, sobretudo, os temas mudança linguística, gramaticalização e subjetivização.

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Publicado

29-04-2021

Como Citar

Cristiano, L. B., & Fortilli, S. de C. (2021). Marcadores discursivos de base verbal: duas hipóteses de mudança em casos do verbo “crer”. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(1), 108–125. https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3056

Edição

Seção

Artigos