Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Histórico do periódico
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Equipe Editorial
Políticas Editoriais
Foco e Escopo
Periodicidade
Processo de Avaliação pelos Pares
Política de Acesso Livre
Fontes de Apoio
Notícias
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 50 n. 1 (2021)
v. 50 n. 1 (2021)
Publicado:
29-04-2021
Edição completa
PDF
Expediente
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3128
Comissão Editorial
1-7
PDF
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3129
Mariana Luz Pessoa de Barros
8-9
PDF
Artigos
Os usos do presente do indicativo: reflexões teóricas e proposta didática para um estudo contemporâneo da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2899
Regislene Dias de Almeida
10-23
PDF
O trabalho do coordenador na Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC): um olhar para a formação docente em serviço
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2863
Neuraci Rocha Vidal Amorim, Lília Santos Abreu-Tardelli
24-41
PDF
A vida em “Cenários”: “não, não é bem isso”
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2913
Ivânia Campigotto Aquino, Gisele Benck de Moraes
42-56
PDF
A emergência de questões culturais no teletandem: perspectivas e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3001
Paola de Carvalho Buvolini, Katia Rodrigues Mello Miranda, Daniela Nogueira de Moraes Garcia
57-73
PDF
As memórias e a instabilidade genérica: considerações acerca dos diferentes modos de inserção do tempo no processo constitutivo de memórias de professoras
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2898
Orasir Guiherme Teche Cális
74-90
PDF
Empréstimos de conjunções e subordinadores do Português em Nheengatu
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2928
Gláucia Vieira Cândido, Aline da Cruz, Giovana Alves de Oliveira
91-107
PDF
Marcadores discursivos de base verbal: duas hipóteses de mudança em casos do verbo “crer”
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3056
Lucas Borel Cristiano, Solange de Carvalho Fortilli
108-125
PDF
Ações corporificadas e construção de turnos em uma interação entre terapeuta e criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2912
Fernanda Miranda da Cruz, Ana Caroline Lopes Gomes Guerra, Ana Carina Tamanaha, Jacy Perissinoto
126-143
PDF
Das orientações oficiais às práticas instauradas em escolas municipais do Rio de Janeiro: uma investigação sobre o ensino do componente linguístico/gramatical
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2989
Luiz Felipe da Silva Durval
144-162
PDF
A alquimia discursiva nos processos inquisitoriais: o cruzamento das vozes do notário e do visitador nas confissões
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3064
Gabriele Franco
163-175
PDF
Discurso delirante na esquizofrenia e o efeito de estranhamento
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3079
João Pedro Souza Gati
176-188
PDF
Explorando o paradigma verbal latino: itens de vocabulário e operações morfológicas
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2951
Lydsson Agostinho Gonçalves, Paula Roberta Gabbai Armelin
189-206
PDF
Mudança construcional pós-construcionalização de “a gente” e “você” no português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3013
Sebastião Carlos Leite Gonçalves, Marcelo Henrique Vieira de Faria
207-226
PDF
Saberes docentes no Ensino de Português Língua Estrangeira: proposta para ação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2902
Marina Ayumi Izaki Gómez
227-242
PDF
Princípios metodológicos para a detecção de neologismos da comunicação digital
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2961
Ana Maria Ribeiro de Jesus
243-261
PDF
A citação em textos científicos: uma análise semio-historiográfica do argumento de influência
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2945
Patricia Veronica Moreira, Flavia Karla Ribeiro Santos, Jean Cristtus Portela
262-280
PDF
Orações adverbiais mirativas em português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2918
Juliana Fernandes Corrêa Nunes, Patrícia de Araujo Rodrigues
281-297
PDF
A pontuação na escrita de alunos do sexto ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3019
Marian Oliveira, Noélia Nascimento Ferraz Amorim
298-317
PDF
Avaliações e percepções sociolinguísticas
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3100
Livia Oushiro
318-336
PDF
Diálogos entre enunciação e ensino de língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2971
João Daniel Passarelli França, Marília Blundi Onofre
337-356
PDF
Considerações sobre o ensino da Fonética Forense para estudantes de Letras e Linguística
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3109
Renata Regina Passetti, Pablo Arantes
357-383
PDF
O espaço da tradução em âmbito institucional: considerações sobre os contextos acadêmico e governamental sob a ótica da virada do poder
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3074
Rafaela Araújo Jordão Rigaud Peixoto
384-402
PDF
Sobre a sintaxe da interpretação temporal dos infinitivos em português
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2891
Maurício Resende
403-425
PDF
Os estágios da vida humana em representações sociais: uma perspectiva da Linguística de Corpus
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3077
Barbara Soares da Silva
426-438
PDF
Percursos de letramentos nos eventos e nas práticas de letramento acadêmico de estudantes escritores inexperientes no curso de Letras Português
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3080
José Hipólito Ximenes de Sousa
439-457
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Portugal)
Português (Brasil)
Mais Lidos
Slavery and insanity: a reading of the short story “A escrava” [The slave], by Maria Firmina dos Reis
512
A womb is the size of a fi st, or about the interdictions against women
434
The use of games as mediators in alphabetization/literacy on the resource room from the initial grades
426
Questions about compounds and morphology in LIBRAS
318
Discourse and media: the relations of power in/of magazines
243
Desenvolvido por
Open Journal Systems