Percursos de letramentos nos eventos e nas práticas de letramento acadêmico de estudantes escritores inexperientes no curso de Letras Português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3080

Palavras-chave:

letramentos, eventos e práticas de letramento acadêmico, escrita acadêmica.

Resumo

Neste artigo, temos por objetivo identificar quais habilidades e dificuldades são apresentadas por estudantes escritores inexperientes do curso de Letras Português da Universidade Estadual do Ceará. Baseamo-nos teoricamente nos estudos de Street (1984), de Lea e Street (1998), de Lillis e Scott (2007) sobre as práticas de letramento acadêmico e nos estudos de Hyland (2000), de Lillis (2003), de Carlino (2005) de Motta-Roth; Hendges (2010) dentre outros que tratam do ensino de escrita acadêmica. O método é um estudo de caso exploratório com 12 alunos do curso de Letras Português que participaram de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados e os resultados nos levam a uma reflexão sobre a necessidade de alguns ajustes no processo de ensino aprendizagem da escrita acadêmica nos eventos e nas práticas de letramento, principalmente, a partir de três eixos: o institucional, o curricular e o metodológico.

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Biografia do Autor

José Hipólito Ximenes de Sousa, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutor em Linguística Aplicada; professor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros.

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Publicado

29-04-2021

Como Citar

Sousa, J. H. X. de. (2021). Percursos de letramentos nos eventos e nas práticas de letramento acadêmico de estudantes escritores inexperientes no curso de Letras Português. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(1), 439–457. https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3080

Edição

Seção

Artigos