Considerações sobre o ensino da Fonética Forense para estudantes de Letras e Linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3109

Palavras-chave:

ensino de Fonética Forense, formação em Letras e Linguística, relato de experiência.

Resumo

Este artigo é um relato do curso introdutório “Iniciação à Fonética Forense” ministrado pelos autores na I Escola de Estudos Linguísticos do GEL. No artigo, apresentamos os conteúdos trabalhados no curso, as adaptações feitas para adequá-lo à modalidade remota e as atividades propostas aos participantes. Considerações sobre a formação típica dos participantes, feitas a partir das respostas dadas às atividades do curso, são associadas aos conhecimentos necessários para atuar na área de Fonética Forense. A formação em Letras e/ou Linguística torna estudantes e pesquisadores dessas áreas sensíveis para fenômenos linguísticos e os equipa com vocabulário técnico fundamental para a pesquisa e o trabalho nessa área. Como forma de melhor preparar egressos desses cursos para atuação em Fonética Forense, consideramos essencial ampliar o espaço dado a disciplinas de Fonética e Fonologia, bem como valorizar a temática da variação linguística na grade curricular desses cursos.

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Biografia do Autor

Pablo Arantes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Departamento de Letras

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Publicado

29-04-2021

Como Citar

Passetti, R. R., & Arantes, P. (2021). Considerações sobre o ensino da Fonética Forense para estudantes de Letras e Linguística. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(1), 357–383. https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3109

Edição

Seção

Artigos