Investigando a relação leitura/escrita: uma análise do estatuto leitor do escrevente pré-universitário
Palavras-chave:
escrita pré-universitária, percursos de leitura, estatuto leitorResumo
Este trabalho retoma parte da pesquisa que tenho desenvolvido com o objetivo central de analisar discursivamente a escrita em contexto de avaliação, mais precisamente a escrita de pré-universitários no concurso vestibular da Fuvest. Neste artigo, viso a apreender como o escrevente pré-universitário confere a si uma competência leitora para legitimar o seu dizer. Para apreender essa competência leitora, analiso dois percursos de leitura que marcam a produção textual no evento vestibular: um percurso interno de leitura ao evento e outro percurso externo ao evento.
Downloads
Referências
AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Caderno de Estudos Lingüísticos, Campinas, n. 19, p. 25-42, 1990.
AUTHIER-REVUZ, J. Palavras incertas: as não-coincidências do dizer. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.
AUTHIER-REVUZ, J. Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
CORRÊA, M. L. G. Heterogeneidade e escrita: a novidade da adequação e a experiência do acontecimento. Filologia e lingüística portuguesa, v. 8, p. 269-286, 2006.
CORRÊA, M. L. G. Pressupostos teóricos para o ensino da escrita: entre a adequação e o acontecimento. Filologia e lingüística portuguesa, v. 9, p. 201-211, 2007.
CORRÊA, M. L. G. O estatuto da lingüística aplicada no campo das ciências da linguagem e o ensino da escrita. Revista da Abralim, v. 7, n. 2, p. 243-272, 2008.
DUARTE, C. Uma análise de procedimentos de leitura baseada no paradigma indiciário. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramentos e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 2. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 15-64.
MAINGUENEAU, D. Análise dos textos de comunicação. Tradução de Cecília P. de Souza-e-Silva e Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2001.
MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. Curitiba: Criar edições, 2005.
MAINGUENEAU, D. Cenas de Enunciação. Organização de Sírio Possenti e Maria Cecília Peres de Souza-e-Silva. Curitiba: Criar Edições, 2006.
PÊCHEUX, M. A leitura e memória: projeto de pesquisa. In: PÊCHEUX, M. Análise do discurso: Michel Pêcheux. Textos selecionados por Eni P. Orlandi. Campinas: Pontes, 2011. p. 141-150.
TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.