Práticas de escrita: diálogos entre ciências da linguagem e ensino/aprendizagem de língua

Autores

  • Marina Célia Mendonça Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Araraquara, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0002-5712-2346

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v47i3.2048

Palavras-chave:

estudos bakhtinianos do discurso, gêneros do discurso, sujeito, práticas de escrita na escola

Resumo

Este artigo apresenta, inicialmente, o conceito de gêneros do discurso na obra de autores do Círculo de Bakhtin, em relação às noções de diálogo, esfera de atividade e sujeito, destacando seu caráter de heterogeneidade. A seguir, discute a atualização desse conceito na escola, especialmente em práticas de escrita, e defende a necessidade de se buscar a presença do sujeito no texto quando da abordagem dos gêneros do discurso na produção de textos na escola.

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Publicado

17-10-2018

Como Citar

Mendonça, M. C. (2018). Práticas de escrita: diálogos entre ciências da linguagem e ensino/aprendizagem de língua. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 47(3), 758–768. https://doi.org/10.21165/el.v47i3.2048

Edição

Seção

Análise do Discurso