A integração entre as atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2210

Palavras-chave:

língua portuguesa, ensino, atividades didáticas integradas, gêneros discursivos

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar a integração entre as atividades de leitura, oralidade,
escrita e reflexão linguística no Ensino Médio, considerando-as como necessárias à ampliação da capacidade linguístico-discursiva e sociorretórica dos aprendizes, compreendendo o trânsito dos sujeitos-cidadãos pelos diferentes espaços socioinstitucionais de produção de linguagem, os quais exigem dos indivíduos multiproficiências em contextos sociopragmáticos variados e específicos. Tomo como referencial as postulações de Marcuschi (2005, 2008), Koch (2003, 2004, 2006, 2008), Koch e Elias (2009a), Bazerman (2011), Bakhtin (2006, 2010a, 2010b, 2011, 2016, 2017b), Habermas (2012), Moura (2016, 2017) e Schneuwly e Dolz (2010). Para os autores, sob diferentes perspectivas epistemológicas, as atividades de ensino de língua são constituídas na dinâmica das práticas sociais (gêneros). O corpus em estudo consta de uma análise das atividades desenvolvidas por uma professora do Ensino Médio em sala de aula; estas estão organizadas em 04 (quatro) momentos sobre os quais procedo análises reflexivas, levando-me a concluir acerca da necessidade de integração entre as diferentes ações didáticas realizadas tanto em sala de aula quanto no espaço escolar como um todo, o que vem a contribuir para a autonomia dos sujeitos nos diferentes espaços sociointerativos.

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Biografia do Autor

Heliud Luis Maia Moura, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Departamento de Letras

Área Linguística

 

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Publicado

18-12-2019

Como Citar

Moura, H. L. M. (2019). A integração entre as atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(3), 1495–1516. https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2210

Edição

Seção

Artigos