Prática didática: entre a programação, a manipulação e o ajustamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2869

Palavras-chave:

ensino, prática didática, regimes de interação, semiótica.

Resumo

São as transformações que se impuseram à prática didática dos professores em face do discurso da mudança fortalecido pelos PCNs (1998) e, mais recentemente, pela BNCC (2018) o que nos interessa discutir. Nesse sentido, propomos apresentar, com base na perspectiva da Semiótica Discursiva e da Sociossemiótica, uma racionalização da atividade docente concebida enquanto prática semiótica, ou seja, como ação que constrói no seu desenrolar a significação de uma situação regida por códigos de conduta, normas e procedimentos (pré-)estabelecidos. Para isso, examinaremos as mudanças ocorridas na dinâmica de funcionamento narrativo da perspectiva didático-pedagógica tradicional a esta que se tem reconhecido como renovada. Esperamos com isso colaborar de alguma forma com a necessidade de esclarecimento e divulgação sobre o assunto, mostrando que na base dessa tão reivindicada transformação da prática didática na Educação Básica está a passagem da aula como percurso do ensinar, da performance do Sujeito-professor, ao percurso da aprendizagem, do Sujeito-aluno, ou seja, do monólogo ao diálogo, à construção conjunta de habilidades e competências.

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Biografia do Autor

Eliane Soares de Lima, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Pós-Doutoranda do Departamento de Linguística, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

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Publicado

23-07-2021

Como Citar

Lima, E. S. de. (2021). Prática didática: entre a programação, a manipulação e o ajustamento. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(2), 669–684. https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2869

Edição

Seção

Artigos