Metadiscurso e escrita acadêmica: o papel dos recursos interacionais na construção do discurso das disciplinas de Ciências Políticas e Linguística

Autores

  • Beatriz Gil Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4534-5366

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2965

Palavras-chave:

Humanidades, Escrita Acadêmica, Metadiscurso

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar (i) como o metadiscurso aparece na constituição da escrita acadêmica em disciplinas de Humanidades, em língua inglesa e (ii) se é possível notar algum padrão de semelhança e/ou diferença nas recorrências do metadiscurso entre as disciplinas. Para tanto, foi analisado um corpus de 48 abstracts de artigos de pesquisa publicados em língua inglesa em revistas internacionais Qualis A1 e retirados de quatro periódicos das áreas de Ciência Política e Linguística. Ambos os periódicos de Ciência Política apresentam maior recorrência de hedges e boosters quando comparados com os periódicos de Linguística. Esse dado pode ser explicado à luz das fronteiras disciplinares, uma vez que os primeiros estão em contato mais direto com características e crenças do fazer pesquisa das Ciências Humanas, enquanto os dois últimos com aquelas presentes em Ciências Biológicas e em áreas da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-12-2021

Como Citar

Gil, B. (2021). Metadiscurso e escrita acadêmica: o papel dos recursos interacionais na construção do discurso das disciplinas de Ciências Políticas e Linguística. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(3), 1099–1117. https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2965

Edição

Seção

Artigos