Entre a saúde e a estética: a constituição de sentidos em capas de revista masculina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3015

Palavras-chave:

publicidade, estética masculina, sentido, acontecimento.

Resumo

O mercado estético, como demonstram as estatísticas, está crescendo e seus discursos mostram-se mais apelativos. Historicamente, as mulheres eram o público de maior interesse desse mercado, porém, o público masculino está cada vez mais inserido nesse espaço. Considerando o fortalecimento e abrangência de tal mercado e o papel da mídia nesse processo, este trabalho tem por objetivo analisar duas capas da revista Men’s Health, destinadas ao público masculino, a fim de analisar-se quais são os sentidos de “beleza masculina” relacionados a um discurso sobre “saúde do homem”. À luz da Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002), partindo de conceitos como “acontecimento enunciativo” e “cena enunciativa”, observamos as articulações, reescriturações e os efeitos de sentido para a interpretação dos enunciados das capas dessa revista, compreendendo-as como um texto e, assim, como uma unidade de sentido. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Pires Alves, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

aluna do Programa de Pós-Graduação em Linguística

Carolina de Paula Machado, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Departamento de Letras

Referências

ALVES, C. P.; MACHADO, C. de P. A escravidão no corpo: a constituição de sentidos em publicidades estéticas. In: DA SILVA, S. M. S.; MACHADO, C. de P. (org.). Os sentidos da Escravidão e outros temas: análises em Semântica do Acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. p. 121-132.

BENVENISTE, É. Da subjetividade da linguagem. In: BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral. 5. ed. Campinas: Pontes, 1988. p. 284-293.

CONNELL, R. W.; MESSERSCHMIDT, J. W. Hegemonic Masculinity: Rethinking the Concept. Gender and Society, v. 19, n. 6, p. 829-859, 2015.

DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987. (Traduzido de Le dire et le dit, 1984).

GUIMARÃES, E. O que é Texto. In: GUIMARÃES, E. Análise de Texto. Campinas: Editora RG, 2011. p. 19-29.

GUIMARÃES, E. Texto e Argumentação. 4. ed. Campinas: Pontes, 2007.

GUIMARÃES, E. Enunciação e Acontecimento. In: GUIMARÃES, E. Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Pontes, 2002. p. 11-31.

GUIMARÃES, E. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas: Pontes, 1995.

GUIMARÃES, E. Enunciação e História. In: GUIMARÃES, E. (org.). História e Sentido na Linguagem. Campinas: Pontes, 1989, p. 71-79.

MUNIZ, E. Publicidade e Propaganda Origens Históricas. Caderno Universitário, ULBRA, n. 148, 2004. Disponível em: http://eloamuniz.com.br/arquivos/1188171156.pdf. Acesso em: 18 mar. 2015.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: Princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso. Campinas: Pontes: 1997.

PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (org.). Por uma análise automática do discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990 [1969]. p. 61-162.

Downloads

Publicado

23-07-2021

Como Citar

Alves, C. P., & Machado, C. de P. (2021). Entre a saúde e a estética: a constituição de sentidos em capas de revista masculina. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(2), 523–538. https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3015

Edição

Seção

Artigos