O senhorio brasileiro e os sacramentos católicos: sentidos de senhor na legislação sobre batismo e enterro de escravos

Brazilian senhorio and the Catholic sacraments: meanings of senhor in the legislation on baptism burial of and slaves

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3258

Resumo

Neste trabalho, analisamos funcionamentos semânticos estabelecidos pela palavra senhor em textos da legislação extravagante portuguesa dos séculos XVII e XVIII. Elegemos como corpus dez cartas régias e duas provisões que tratam da aplicação de sacramentos católicos aos escravos. A partir desse corpus, perguntamos: Quais sentidos de senhor se materializam na legislação extravagante que trata do batismo e do enterro de escravos? Recorrendo ao quadro teórico da Semântica do Acontecimento (cf. GUIMARÃES, 2002, 2005, 2011), e empregando procedimentos enunciativos de análise, objetivamos demonstrar que nesses textos ocorre um litígio político que resulta na imposição da religião católica pelos senhores aos escravos como religião dominante criando um espaço de cruzamento entre o poder jurídico e religioso.
Palavras-chave: senhorio; religião; semântica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Viana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), vinculado ao Departamento de Estudos Linguísticos e Literários. É Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB) e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB). É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos - GPEL (CNPq), do Grupo de Pesquisa em Linguística de Corpus - GPELINC (Cnpq) e do Grupo de pesquisa Plataforma de Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (Cnpq). É coordenador, juntamente com a Profa. Cristiane Namiuti (UESB), do Laboratório de Pesquisa em Linguistica de Corpus (LAPELINC); é pesquisador em rede associado ao LAVIHD, Laboratório Virtual de Humanidades Digitais, da USP. Como pesquisador da FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), coordena o projeto de pesquisa Corpora digitais de documentos históricos da Imperial Vila da Victoria, atual Vitória da Conquista-Bahia: resgate e preservação do patrimônio linguístico e da memória da escravidão na Bahia (FAPESB APP0014/2016). Tem experiência na área de Linguística, Semântica, Semiótica, Linguística de Corpus; Memória e Fotografia, atuando nos seguintes temas: Escravidão, Liberdade, sentido, argumentação, lugares de enunciação, processos de designação, reescritura, subjetivação, fotografia, imagem e memória. 

Downloads

Publicado

16-05-2023

Como Citar

Ferraz, L. de A. N. ., & Santos, J. V. . (2023). O senhorio brasileiro e os sacramentos católicos: sentidos de senhor na legislação sobre batismo e enterro de escravos: Brazilian senhorio and the Catholic sacraments: meanings of senhor in the legislation on baptism burial of and slaves. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(2). https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3258

Edição

Seção

Artigos