Os sentidos atribuídos à palavra ‘escola’: lembranças das primeiras experiências discentes no ambiente da educação formal

Autores

  • Elisabeth Ramos da Silva Universidade de Taubaté (Unitau), Taubaté, São Paulo, Brasil
  • Maria José Milharezi Abud Universidade de Taubaté (Unitau), Taubaté, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

formação de professores, cognição e afetividade, conceito de perezhivanie

Resumo

Apresentamos uma pesquisa realizada com 23 professores de língua portuguesa, em uma cidade do interior paulista. O objetivo foi investigar as lembranças de suas primeiras experiências no ambiente escolar, para identificar os fatores que os faziam apreciar, ou não, a escola. Consideramos as ideias de Vygotsky quanto à intrínseca relação entre cognição e afetividade, bem como os construtos da análise de conteúdo bardiniana. Para alcançarmos nosso objetivo, solicitamos aos sujeitos que respondessem às questões: Quando você era criança, gostava de ir à escola? Por quê? De quais fatores você (não) gostava? Pela análise das respostas, pudemos notar os diferentes sentidos que a palavra escola representou para eles. Cremos que tais resultados sinalizam fatores importantes que contribuirão para que a escola ofereça um aprendizado prazeroso e significativo.

 

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Publicado

24-05-2015

Como Citar

Ramos da Silva, E., & Milharezi Abud, M. J. (2015). Os sentidos atribuídos à palavra ‘escola’: lembranças das primeiras experiências discentes no ambiente da educação formal. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(2), 788–800. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/481

Edição

Seção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas