Contribuições da análise microgenética às pesquisas em neurolinguística

Autores

  • Mirian Cazarotti Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i2.662

Palavras-chave:

neurolinguística, análise microgenética, afasia.

Resumo

Este artigo visa analisar as contribuições do paradigma Microgenético para as teorias que fundamentam as pesquisas no campo da Neurolinguística de orientação enunciativo-discursiva. A forma de construção de dados nessas pesquisas focaliza a atenção a detalhes, o recorte de episódios interativos, um exame orientado para o funcionamento dos discursos e resulta num relato minucioso dos acontecimentos. A microgênese é proposta com vista aos demais domínios genéticos que focalizam o funcionamento linguístico-cognitivo dos sujeitos em todas as dimensões. A Análise Microgenética possibilitou demonstrar, neste estudo, que, a partir de dados singulares de sujeitos afásicos, podemos inferir sobre o funcionamento da linguagem e sua relação com a memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Cazarotti Pacheco

Fonoaudióloga, pesquisadora colaboradora do Centro de Convivência de Afásicos no IEL/UNICAMP.

Referências

ANDRADE, J. J.; SMOLKA, A. N. B. Relações entre teorias e métodos na pesquisa em ensino de ciências: ressignificações de um percurso. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em educação em Ciência – ENPEC, Campinas, 2011. Trabalhos completos..., Campinas: UNICAMP, 2011. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2015.

CANTARIN; G. C. M.: A Constituição do Papel de Narrador/Leitor em Crianças na Idade Pré-Escolar: Investigando Efeitos da Leitura de Histórias no Contexto Pedagógico. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba.

CAZAROTTI-PACHECO, M. O discurso narrativo nas afasias. 2012. 165 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

CAZAROTTI-PACHECO, M. Análise comparativa dos paradigmas microgenético e indiciário: reflexões sobre a metodologia no campo da Neurolinguística. Relatório Científico de Pós-Doutorado Jr. (FAPESP), 2015. 13 f.

CAZAROTTI-PACHECO, M.; NOVAES-PINTO, R. C. Aspectos discursivos da narrativa de um sujeito afásico fluente. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 568-577, mar./ago. 2010. Disponível em: <http://www.gel.org.br>. Acesso em: 02 out. 2011.

COUDRY, M. I. H. Diário de Narciso: discurso e afasia. São Paulo: Martins Fontes, 1988[1986]. 201 p.

DAMICO, J. S. et al. Qualitative methods in aphasia research: basic issues. Aphasiology, London, v. 13, n. 9-11, p. 651-665, ago. 1999. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/026870399401786>. Acesso em: 08 ago. 2011.

FREITAS, M. T. A. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 1, n. 116, p. 21-40, 2002.

FREITAS, M. T. A. No fluxo dos enunciados, um convite à pesquisa. In: FREITAS, M. T.; RAMOS, B. Fazer pesquisa na abordagem histórico-cultural: metodologias em construção. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010. p. 7-12.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997[1990]. 252 p.

GÓES, M. C. R. de. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes, Relações de ensino: análises na perspectiva histórico-cultural, Campinas, n. 50, p. 9-25, 2000.

JAKOBSON, R. A afasia como um problema linguístico. In: LEMLE, M.; LEITE, Y. (Org.). Novas Perspectivas Lingüísticas. Petrópolis: Ed. Vozes Limitada, 1970[1955]. p. 43-54.

MORATO, E. M. (Org.). Sobre as afasias e os afásicos. Campinas: Editora da UNICAMP, 2002. 62 p.

LABOV, W.; WALETZKY, J. Narrative analysis. In: HELM, J. (Ed.). Essays on the Verbal and Visual Arts. Seattle, 1967. p. 12-44.

NOVAES-PINTO, R. C. A contribuição do estudo discursivo para uma análise crítica das categorias clínicas. 1999. 273 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

NOVAES-PINTO, R. C. Desafios metodológicos da pesquisa em Neurolinguística no início do século XXI. Revista Estudos Linguísticos, v. 40, 2011b. p. 311-318.

NOVAES-PINTO, R. C. Cérebro, linguagem e funcionamento cognitivo na perspectiva sócio-histórico-cultural: inferências a partir do estudo das afasias. Letras de Hoje: Linguagem e cognição – interfaces entre Linguística, Psicologia e Neurociências. Porto Alegre, v. 47, n. 1, p. 55-64, jan./mar. 2012a. Disponível em: <http://www.revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/>. Acesso em: 01 mar. 2012.

NOVAES-PINTO, R. C. A social cultural-approach to aphasia: contributions from the work developed at a center for aphasic subjects. In: TAN, Ü. (Ed.). Latest Findings in Intellectual and Developmental Disabilities Research, Croatia, 2012b, p. 219-244. Disponível em: <http://www.intechopen.com/articles/show/title/a-social-cultural-approach-to-aphasia-contributions-from-the-work-developed-at-a-center-for-aphasic>. Acesso em: 01 mar. 2012.

PEREIRA, M. L. Blogs literários no trabalho com professoras de Língua Portuguesa: as possibilidades de palavras e contrapalavras. In: FREITAS, M. T.; RAMOS, B. S. (Org.). Fazer pesquisa na abordagem histórico-cultural: metodologias em construção. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010. p. 53-70.

ROJO, R. H. R. Enunciação e interação na ZDP: do “non sense” à construção dos gêneros de discurso. In: Encontro sobre teoria e pesquisa em ensino de ciências – Linguagem, Cultura e Cognição, 1997, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 1997. p. 95-109.

SIEGLER, R. S.; CROWLEY, K. (1991). The microgenetic method. American Psychologist, 46 (6), p. 606-620.

VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas: v. 3. Problemas Del desarollo de la psique. Madrid, España: Visor, 2000. 381 p.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da Linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 491 p.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto; Luís Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. 6. ed. 6. tiragem. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 181 p.

WERTSCH, J. V. Vygotsky and the social formation of mind. Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1985. 262 p.

Downloads

Publicado

29-11-2016

Como Citar

Cazarotti Pacheco, M. (2016). Contribuições da análise microgenética às pesquisas em neurolinguística. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(2), 582–594. https://doi.org/10.21165/el.v45i2.662

Edição

Seção

Neurolinguística