O elemento espaço na literatura: uma leitura comparada de Drácula e Barba Ensopada de Sangue
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v45i3.699Schlagworte:
cronotopo, espaço, literatura de viagem.Abstract
Este trabalho tem por objetivo propor uma leitura comparada das obras Drácula, de Bram Stoker, e Barba Ensopada de Sangue, do escritor brasileiro Daniel Galera, tomando por base os conceitos de cronotopo na literatura de viagem, bem como a questão do espaço na obra literária. Ressalta-se a importância desse elemento na construção das narrativas no que diz respeito à definição das ações e sentimentos das personagens em ambos os romances.
Downloads
Literaturhinweise
BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética: A Teoria do Romance. Tradução de A. F. Bernardini et al. 7. ed. São Paulo: HUCITEC Editora, 2014. 429 p.
BEAL, T. The blood is the life. In: Religion and its monsters. New York: Routledge, 2002. p. 123-140.
BELLEI, S. L. P. Questões de geografia e fronteiras II: Drácula viajante. In: Monstros, índios e canibais: ensaio de crítica literária e cultural. Florianópolis: Insular, 2000. p. 35-48.
BRANDÃO, L. B. Teorias do Espaço Literário. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: FAPEMIG, 2013. 294 p.
FOUCAULT, M. Outros espaços. In: Ditos e escritos. v. III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. p. 411-422.
GALERA, D. Barba Ensopada de Sangue. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. 424 p.
IWAI, M. M. O romance de aventura europeu e a construção do Outro: uma análise de O mundo perdido (1912), de Arthur Conan Doyle. 2010. 169 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
STOKER, B. Drácula. New York: Barnes and Noble Books, 2003. 526 p.
TODOROV, T. A narrativa fantástica. In: As estruturas narrativas. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2006. p. 147-166.
WATT, I. O realismo e a forma romance. In: A ascensão do romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p. 11-33.