Metáforas e analogias: a construção da argumentação nas redações mais bem avaliadas da Fuvest 2013

Autores

  • Aline Pereira de Souza Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

argumentação, dissertação-argumentativa, metáfora, linguística cognitiva

Resumo

No Brasil, dentre as provas de acesso às universidades públicas de excelência, há a proposição de uma redação do gênero dissertativo-argumentativo, cuja nota tem tido cada vez mais peso na soma da nota final do candidato. São as redações disponibilizadas pela Fuvest em seu site, como exemplos das melhores redações do exame para ingresso na Universidade de São Paulo (USP), no ano de 2013, que compõem o corpus desse artigo. Tais textos, em sua maioria, apresentam, em sua composição, a utilização de metáforas e analogias. Com base nas teorias da Metáfora Conceptual e dos Esquemas de Imagem, objetivamos analisá-los à luz das reflexões propostas pela Linguística Cognitiva e entender em que medida tais usos fi zeram com que esses textos pudessem ocupar a posição que lhes foi atribuída – a de melhores redações de um exame de proporções gigantescas.

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Publicado

11-03-2016

Como Citar

Pereira de Souza, A. (2016). Metáforas e analogias: a construção da argumentação nas redações mais bem avaliadas da Fuvest 2013. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(3), 1346–1359. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1061

Edição

Seção

Retórica e Estilística