Segmentação de palavras e poesia infantil: notas sobre ensino de ortografia nos anos iniciais do ensino fundamental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2728

Keywords:

segmentação de palavras, poesia infantil, aquisição da escrita, ortografia, prosódia.

Abstract

Neste artigo, investigamos possibilidade de ensino de ortografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de poemas infantis selecionados da obra Ou Isto ou Aquilo de Cecília Meireles. O arcabouço teórico se embasa em uma concepção de escrita heterogênea. Analisamos segmentações não convencionais de palavras, como “que ria” (para “queria”), identificadas nos textos produzidos antes e depois de aula sobre os poemas de Cecília Meireles. Esse trabalho favoreceu a reflexão sobre segmentações alternativas de palavras, como “aponta” > “a ponta” e a construção de sentidos dos versos a partir de possibilidades de segmentação de palavras. Argumentamos, a partir de resultados obtidos por meio de análises quanti e qualitativa, que o trabalho sobre ortografia de palavra a partir de poemas infantis contribui para que crianças possam identificar fronteiras de palavras ortográficas e refletir acerca de sentidos de enunciados escritos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciani Ester Tenani, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo

Livre-docente do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, IBILCE, UNESP. Vice-coordenadora do Programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos, IBILCE, UNESP.

Giovanna Jully Alves, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Licenciada em Pedagoga pelo IBILCE, UNESP e mestranda pelo programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos, IBILCE, UNESP.

References

ABAURRE, M. B. M. A relevância dos critérios prosódicos e semânticos na elaboração de hipóteses sobre segmentação na escrita inicial. Boletim da Abralin, Campinas, v. 11, p. 203-217, 1991.

ABAURRE, M. B. M. Hipóteses iniciais de escrita: evidências da percepção por pré-escolares, de unidades rítmico/entoacionais na fala. Anais do IV Encontro Nacional da ANPOL, p. 1-15, 1989.

ABAURRE, M. B. M. O que revelam os textos espontâneos sobre a representação que faz a criança do objeto escrito? In: KATO, M. A. (org.). A concepção da escrita pela criança. v. 1. 2. ed. Campinas: Pontes, 1988. p. 135-142.

ABAURRE, M. B. M.; CAGLIARI, L. C. Textos espontâneos na primeira série: evidências da utilização, pela criança, de sua percepção fonética da fala para representar e segmentar a escrita. Cadernos CEDES – Antropologia e Educação Interfaces do Ensino e da Pesquisa, São Paulo, v. 14, p. 25-29, 1985.

ABAURRE, M. B. M.; SILVA, A. O desenvolvimento de critérios de segmentação na escrita. Temas em psicologia. São Paulo, v. 1, p. 89-102, 1993.

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

ALVES, G. Textos poéticos e ensino de ortografia: Cecília Meireles, empresta o versinho? 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2018.

AUTHIER-REVUZ, J. Duas ou três coisas sobre as relações da Língua com o que ela não é. In: AUTHIER-REVUZ, J. Palavras incertas; as não coincidências do dizer. Campinas: Editora da UNICAMP, 1998. p. 165-175.

BISOL, L. Os constituintes prosódicos. In: BISOL. L. (org.). Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. 3. ed. Porto alegre: EDIPUCRS, 2001. p. 229-241.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Formação do professor alfabetizador: Caderno de Apresentação. Brasília: MEC/SEB, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: A oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de Alfabetização: Caderno 5. Brasília: MEC/SEB, 2015.

CAPRISTANO, C. C. Segmentação na escrita infantil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

CAPRISTANO, C. C. A propósito da escrita infantil: uma reflexão sobre as segmentações não convencionais. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 245-260, 2004.

CHACON, L. Hipersegmentações na escrita infantil: entrelaçamento de práticas de oralidade e de letramento. Estudos Linguísticos, Campinas, v. 34, p. 77-86, 2005.

CHACON, L. Constituintes prosódicos e letramento em segmentações não-convencionais. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 223-232, 2004.

CORRÊA, M. L. G. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CUNHA, A. P. N. As segmentações não-convencionais da escrita inicial: uma discussão do ritmo linguístico do português brasileiro e europeu. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.

MARQUEZI, R. A. Um estudo sobre poemas de “Ou Isto ou Aquilo” de Cecília Meireles. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2000.

MEIRELES, C. Ou Isto ou Aquilo. 7. ed. São Paulo: Global. 2014.

NESPOR, M.; VOGEL, I. Prosodic phonology. Dordrechet: Foris Publications, 1986.

SILVA, L. M.; TENANI, L. Hipersegmentações de palavras no Ensino Fundamental. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

TENANI, L. Prosódia e escrita: uma análise a partir de (hiper)segmentações de palavra. 2016. Tese (Livre Docência) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2016.

TENANI, L. A grafia dos erros de segmentação não-convencional de palavras. Cadernos de Educação, Pelotas, p. 247-269, jan./abr. 2010.

TENANI, L. Rindo das piadas, manipulando a língua. Alfa (UNESP), São Paulo, v. 45, p. 115-127, 2001.

ZILBERMAN, R. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. São Paulo: Objetiva, 2005.

Published

2020-12-17

How to Cite

Tenani, L. E., & Alves, G. J. (2020). Segmentação de palavras e poesia infantil: notas sobre ensino de ortografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1743–1760. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2728

Issue

Section

Artigos