Mídias sociais, identidade e autoria

Autores/as

  • Érika de Moraes

Palabras clave:

mídias sociais, autoria, identidade

Resumen

As chamadas mídias sociais estão entre os principais temas da atualidade, sejam ligadas ao universo do entretenimento, ou ao meio empresarial, que delas se apropriou como estratégia de marketing ou mesmo questão de sobrevivência. Nesse rico universo, uma das polêmicas que surgem é a questão da responsabilidade pela publicação de um tweet (no Twitter) ou de um post (num blog). Nesse espaço, quem profere um enunciado (autor) não tem garantia de reconhecimento pelo que escreve, mas tem a responsabilidade por seus atos. Assim, a autoria aí se constitui como uma identidade movente, diluída entre fronteiras, o que pode ser compreendido com respaldo na análise do discurso de linha francesa, com base especialmente em conceitos desenvolvidos por Maingueneau sobre autoralidade e aforização.

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Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Moraes, Érika de. (2016). Mídias sociais, identidade e autoria. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 41(3), 937–947. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1134

Número

Sección

Análise do Discurso