Algumas considerações sobre o erro e a autocorreção no processo de aquisição da linguagem

Autores/as

  • Irani Rodrigues Maldonade

Palabras clave:

aquisição da linguagem, erro, autocorreção, flexão verbal.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar duas situações distintas no processo de aquisição da linguagem de uma criança brasileira (M): a) aquela em que a criança modifica sua fala por conta do efeito produzido pelo erro na fala do outro, porém tal modificação não faz aparecer o acerto; b) aquela em que a criança modifica sua fala em razão do efeito produzido pelo erro na fala do outro, em que se observa o acerto. Focaliza-se o deslocamento do sujeito da segunda para a terceira posição na proposta de De Lemos (2002). Os resultados mostram: a) o papel fundamental que a fala do outro tem no sentido de interferir na relação da criança com a língua, b) que o erro e a autocorreção são regidos pelos mesmos processos na aquisição da linguagem e c) que é possível assinalar o princípio da condição de escuta na segunda situação, em vez de a impermeabilidade da fala da criança à correção.

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Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Maldonade, I. R. (2016). Algumas considerações sobre o erro e a autocorreção no processo de aquisição da linguagem. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 539–552. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1316

Número

Sección

Aquisição de Linguagem: L1