O papel da gramática numa proposta pedagógica baseada em gêneros discursivos

Autores/as

  • Dirce Charara Monteiro

Palabras clave:

gênero textual, gramática, leitura, plano de ensino, inglês.

Resumen

Na última década, as propostas pedagógicas de ensino de línguas voltadas para o desenvolvimento do letramento dos alunos têm recolocado uma questão fundamental na elaboração dos planejamentos de ensino de línguas quanto ao papel da gramática. Como tratar a relação texto-gramática nessa nova perspectiva? O objetivo deste artigo é propor uma forma de integrar texto e gramática num planejamento de Inglês para alunos de Tecnologia da Informação (TI), que prioriza a habilidade de leitura. Baseamos nossa proposta em conceitos da abordagem
instrumental de ensino de Inglês, com foco na habilidade de leitura e também nos estudos sobre letramento e gêneros discursivos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Monteiro, D. C. (2016). O papel da gramática numa proposta pedagógica baseada em gêneros discursivos. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 617–626. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1322

Número

Sección

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas