A prática docente e os vestibulares: diálogos (im)possíveis
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1581Palabras clave:
políticas linguísticas, efeito retroativo, vestibular, prática docenteResumen
O presente artigo tem por objetivo discutir os impactos que os vestibulares (incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio) provocam nas práticas docentes cotidianas de professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da região de Curitiba. A partir das respostas dadas em um questionário online, aplicado no final do primeiro semestre de 2016, somada à observação de aulas e análise de materiais utilizados, foi possível perceber que, nessa etapa de ensino, o impacto exercido por esses exames é significativo e, em muitos casos, determinante em relação aos conteúdos abordados em sala de aula. Diante disso, é preciso que a formação desses profissionais considere tais interferências, tanto para problematizá-las quanto para instrumentalizar o professor, em constante embate entre as diversas vozes que marcam a prática docente.
Descargas
Citas
ALDERSON, J. C.; WALL, D. Does washback exist? Apllied Linguistics, 14, p. 115-129, 1993.
BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.
BRASIL/MEC/SEB. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2016.
QUEVEDO-CAMARGO, G. Efeito Retroativo da avaliação na aprendizagem de línguas estrangeiras: que fenômeno é esse? In: MULIK, K. B.; RETORTA, M. S. Avaliação no Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Diálogos, Pesquisas e Reflexões. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 77-93.
RICENTO, T. Historical and theoretical perspectives in language policy and planning. Journal of Sociolinguistics 4/2, p. 196-213, 2000.
_______. Language Policy: Theory and Practice – An introduction. In: RICENTO, T. An introduction to language policy: theory and method. Blackwell Publishing, 2007.
SCARAMUCCI, M. V. R. Prova de redação nos vestibulares: educacionalmente benéfica para o ensino/aprendizagem da escrita? In: FLORES, V. do N.; NAUJORKS, J. da C.; REBELLO, L. S.; SILVA, D. S. (Org.). A Redação no Contexto do Vestibular 2005 – A avaliação em perspectiva. Porto Alegre: Editora da UFPRGS, 2005. p. 37-57.
_______. Validade e consequências sociais das avaliações em contextos de ensino de línguas. L I N G VA R V M A R E N A, v. 2, p. 103-120, 2011.
SHOHAMY, E. The Power of Tests: The Impact of Language Tests on Teaching and Learning. NFLC Occasional Papers, June, 1993
_______. Language Policy: Hidden agendas and new approaches. Routledge, 2006.
SPOLSKY, B. Language Policy – Key topics in Sociolinguistics. Cambridge University Press, 2004.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.