A produção das pausas no processo de entoação realizada por professores na leitura de textos narrativos

Autores

  • Rosicleide Rodrigues Garcia Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2565

Palavras-chave:

fonologia, entoação, leitura, professores ensino básico.

Resumo

A análise automatizada utilizando o programa ExProsódia (FERREIRA NETTO, 2010) por meio da leitura do miniconto “Não conseguiu dormir. Mas ao amanhecer lembrou-se de todos os seus sonhos” (SILVA, 2017), realizada por 40 professores do ensino fundamental ao médio, verificou que não existe uma regularidade de leitura quanto ao uso de pausas e produções de frases entoacionais. Tendo em vista os conceitos de pausas definidas por Nespor e Vogel (1986), pode-se observar que 90% dos professores realizaram pausas, porém, a forma como elas foram produzidas não estabelece um parâmetro entre eles. Quanto à execução de frases entoacionais, também não houve simetria de resultados, sabendo-se que 23 deles produziram apenas uma frase entoacional, 11 fizeram duas e seis realizaram até três. Sendo assim, nota-se que não há uma estandardização entre os professores, possibilitando-nos discussões acerca do trabalho do professor em sala de aula, assim como o ensino de língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Rosicleide Rodrigues Garcia, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Letras e Mestre em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - São Paulo/SP.

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

Garcia, R. R. (2020). A produção das pausas no processo de entoação realizada por professores na leitura de textos narrativos. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1318–1336. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2565

Edição

Seção

Artigos