Telecolaboração e pandemia: viabilizando a interação em momento de distanciamento social
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3226Resumen
Em época sem precedentes, a pandemia de COVID-19 tem gerado rupturas e a educação, desde 2020, articula cenários para driblar fragilidades e evitar a descontinuidade do ensino/aprendizagem. No ensino superior, o teletandem (TELLES, 2006, 2009), um contexto virtual, autônomo e colaborativo, tem viabilizado a interação entre os povos. Assim, pautamo-nos no uso das tecnologias, ações em tandem e telecolaboração para abordar a colaboração on-line diante do distanciamento social. Este estudo ancora-se em metodologia qualitativa para apresentar um estudo de caso, investigando potencialidades e desafios da prática, totalmente à distância. Os resultados demonstraram que, apesar de ampla experiência com a logística e condução das sessões de teletandem, foram observadas potencialidades na aprendizagem de línguas, mas também, desafios referentes às sessões e acompanhamento totalmente de forma remota.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.